O futuro da IA já começou. O desenvolvimento da AGI (Inteligência Geral Artificial) recebeu investimentos substanciais em 2024, ainda que não exista uma definição científica universal de AGI (Fei-Fei Li que o diga!), nem haja consenso de que seja possível criá-la.
A AGI tem sido o Santo Graal da Inteligência Artificial desde que meados do século XX. Está dobrando a esquina desde os anos 50. Agora, os que acreditam que a "AGI está próxima" acham que esse marco será alcançado provavelmente nos próximos dois a cinco anos. E, a partir daí, progrediremos rapidamente para a superinteligência artificial (ASI).
Os principais pesquisadores continuam a debater as abordagens mais promissoras. E as lideranças corporativas, também. Por exemplo, o CEO da OpenAI, Sam Altman, acredita que estamos no limiar da Era da Inteligência, na qual haverá possivelmente uma superinteligência com recursos sem precedentes. Tim Rocktäschel, pesquisador de IA na DeepMind, fala em Open-Ended AI como chave para essa superinteligência.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.
A tecnologia amadureceu. Porém, organizações, processos e governança não acompanharam a velocidade da IA em escala.
A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.
Em 2026, o maior risco de IA pode ser o excesso de modelos e a ausência de integração. O contexto se perde. E o ROI também.
O desafio agora é manter neutralidade e valor estratégico em um ambiente que tende à manipulação invisível.
Relatórios da IBM e da Deloitte apontam na mesma direção: empresas só extraem valor de IA quando CDOs garantem governança, integração e métricas consistentes para os dados.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
