s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O que são os tais “foundation models”, da Universidade de Stanford?

E por que eles correm o risco de exacerbar os desafios éticos da IA, em vez de controlá-los?

Este mês, o Institute for Human-Centered Artificial Intelligence (HAI), da Universidade de Stanford, anunciou um braço de pesquisa inovador, o Center for Research on Foundation Models (CRFM), que reúne um grupo interdisciplinar de professores, alunos, pós-doutores e pesquisadores de mais de 10 departamentos com  um interesse comum: estudar e construir foundation models responsáveis.

Não sabe o que são foundation models? Tudo bem. O termo acaba de ser criado por esse grupo, para definir um novo paradigma de sucesso para a construção de sistemas de IA: o treinamento de modelos capazes de lidar com uma grande quantidade de dados, adaptáveis à criação de múltiplas aplicações. Um bom exemplo desses modelos hoje é o GPT-3, da OpenAI, com seus 175 bilhões de parâmetros e  treinado em 570 gigabytes de texto, que agora capacita centenas de aplicativos que processam bilhões de palavras todos os dias.

O aprendizado de máquina está passando por uma mudança de paradigma com o surgimento de modelos treinados em grande escala, incluindo o BERT do Google , o DALL -E da OpenAI e o Jurassic-1, da AI21 Labs. Seus recursos e melhorias dramáticas de desempenho estão levando a um novo status quo: um único modelo treinado em conjuntos de dados brutos que podem ser adaptados para uma ampla gama de aplicações. Na verdade, a OpenAI está supostamente desenvolvendo um sistema multimodal treinado em imagens, texto e outros dados usando recursos computacionais massivos, que a liderança da empresa acredita ser o caminho mais promissor para AGI - a IA que pode aprender qualquer tarefa que um ser humano pode.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

GPT-3 vai dominar o mundo da Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial

GPT-3 vai dominar o mundo da Inteligência Artificial?

O modelo de processamento de linguagem da OpenAI foi eleito "Pessoa do Ano" pela Forbes

Por Redação The Shift
Novo modelo de Inteligência Artificial do Google supera o GPT-3

Inteligência Artificial

Novo modelo de Inteligência Artificial do Google supera o GPT-3

Com 1,6 trilhão de parâmetros, o Switch Transformer é quase seis vezes maior que o modelo da OpenAI. Resta saber se é mais poderoso.

Por Cristina De Luca
Há na praça uma nova geração de IA capaz de programar

Inteligência Artificial

Há na praça uma nova geração de IA capaz de programar

Novas ferramentas podem automatizar as partes tediosas do desenvolvimento de código e até sugerir melhorias, enquanto os desenvolvedores se concentram em tarefas complexas e criativas

Por Cristina De Luca