A Endeavor, em parceria com o Enap, lançou a edição de 2020 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). Três anos após a última versão do ranking, a lista atualizada leva em conta dezenas de indicadores relevantes para o sucesso de novas startups nos 100 municípios mais populosos do Brasil. Nos três primeiros lugares do ranking estão, respectivamente, São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Osasco.
“O Índice não gera todas as respostas, mas ajuda a entender quais perguntas devem ser feitas pelos gestores dos municípios”, explica Diana Coutinho, diretora de altos estudos da ENAP. Na mesma linha, Renata Mendes, diretora de relações institucionais e governamentais da Endeavor, afirma que a publicação “funciona como um guia do que deve ser prioridade, de quais são os desafios e onde estão as oportunidades em cada uma das cidades”.
Os indicadores do ICE estão divididos em sete categorias, listadas na imagem abaixo. O ranking geral é elaborado a partir da soma da pontuação em todas as categorias, mas há, também, um ranking próprio para cada uma delas. Na liderança geral, a cidade de São Paulo está em primeiro lugar em apenas duas categorias, por exemplo.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Em entrevista exclusiva, o empreendedor, que participou da revolução do setor de pagamentos do Brasil, explica como hoje ajuda a transformar ideias em negócios
Eleito pelo Fórum Econômico Mundial como Empreendedor Social de 2020, Guilherme Brammer sugere aplicar a ótica da eficiência e da sustentabilidade ao consumo
Alternativa a grandes bancos, negócios digitais criam produtos voltados a demandas específicas dos empreendedores
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso