Em 2017, o Doutor em Ecologia Paulo Moutinho - cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), ex-professor da Universidade do Pará, autor de 183 artigos científicos e especialista nas causas do desmatamento na Amazônia e suas consequências para a biodiversidade, a mudança climática e os habitantes da região - resolveu retomar a expedição científica TransCerrado; realizada 25 anos antes e responsável por mapear os rios e o quadro socioeconômico da região. Desta vez, no entanto, de bicicleta, para se locomover “por dentro” daquele bioma e interagir com os habitantes locais.
Foi assim que descobriu que rios inteiros haviam desaparecido para sempre. E que grileiros estavam transformando comunidades do interior em localidades fantasma ao chacinar seus moradores para lhes tomar as terras. “Nada disso é noticiado. É preciso ver e saber in loco”, argumenta o ecologista que é coautor da fórmula de “redução compensada do desmatamento”, cujo conceito foi utilizado para o desenvolvimento do mecanismo REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), discutido no âmbito da Convenção de Clima da ONU.
Moutinho também participou ativamente no estabelecimento do Fundo Amazônia e da Política Nacional de Mudança Climática, transformada em lei. Nesta entrevista exclusiva a THE SHIFT, ele explica o conceito de “cidadania climática” e como o Brasil deveria pensar seu futuro como parte fundamental da solução para a crise climática global.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Com o lançamento de um fundo de corporate venture capital de US$ 70 milhões, a Suzano sai em busca das Deep Techs para acelerar sua estratégia de "inovabilidade", explica Julio Ramundo.
Estudo da Fundação Dom Cabral explora as tendências da economia digital, tanto a nível regional quanto global
O sócio-fundador da SP Ventures Francisco Jardim explica por que o Brasil se destaca no cenário agro e como o pequeno produtor pode competir nesse jogo
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso