s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Multiagentes de IA, um mundo de oportunidades

Chegou a hora de dar boas-vindas aos ecossistemas que permitem que agentes autônomos de Inteligência Artificial se encontrem, colaborem, interajam e realizem transações de forma segura, eficiente e confiável. 

A adoção de AI Agents está revolucionando o cenário empresarial ao transformar sistemas digitais em colaboradores virtuais capazes de realizar tarefas complexas e adaptáveis. Graças a avanços dos LLMs, como os Large Action Models (LAMs), também conhecidos como Large Agentic Models, agentes não se limitam apenas a fornecer informações; agora, podem planejar, executar e ajustar suas atividades em tempo real, colaborando com humanos e, principalmente, outros agentes de IA, para cumprir objetivos operacionais com agilidade e precisão.

Conceitos como Multi AI Agent e Agentic Mesh estão ganhando força ao promoverem a criação de ecossistemas que permitem a agentes autônomos se encontrarem, colaborarem, interagirem e realizarem transações de forma segura, eficiente e confiável. A ideia é permitir que os agentes de IA trabalhem coletivamente, alavancando suas capacidades únicas para melhorar o desempenho e a eficiência.

A Microsoft, por exemplo, acaba de lançar um sistema multiagente inovador, o Magnetic-One, projetado para lidar com tarefas complexas e abertas em ambientes baseados em arquivos e na web. Ele utiliza uma arquitetura exclusiva onde um agente "Orchestrator" central direciona quatro agentes especializados: WebSurfer, FileSurfer, Coder e ComputerTerminal. Esta divisão de trabalho permite um fluxo de trabalho adaptável, embora não esteja livre de risco de comportamentos inesperados em operações autônomas. O framework é de código aberto e está disponível para pesquisadores e desenvolvedores, inclusive para fins comerciais.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Um tutor digital para cada pessoa.

Inteligência Artificial

Um tutor digital para cada pessoa.

A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.

Modelos demais, valor de menos

Inteligência Artificial

Modelos demais, valor de menos

Em 2026, o maior risco de IA pode ser o excesso de modelos e a ausência de integração. O contexto se perde. E o ROI também.

A monetização via anúncios chegou às buscas de IA

Inteligência Artificial

A monetização via anúncios chegou às buscas de IA

O desafio agora é manter neutralidade e valor estratégico em um ambiente que tende à manipulação invisível.

Martech 2026 provoca CEOs e boards

Inteligência Artificial

Martech 2026 provoca CEOs e boards

Ano que vem, os agentes assumirão a jornada de Marketing. Os Agents of Customers já começam a mudar CAC, margem e previsibilidade. Ignorá-los custará caro.

A corrida da IA é vencida (ou perdida) na camada de dados

Inteligência Artificial

A corrida da IA é vencida (ou perdida) na camada de dados

Relatórios da IBM e da Deloitte apontam na mesma direção: empresas só extraem valor de IA quando CDOs garantem governança, integração e métricas consistentes para os dados.

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro híbrido entre humanos e IA

Inteligência Artificial

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro h...

Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos