A expectativa de que os modelos de linguagem se tornem ainda mais poderosos e versáteis ganhou novo impulso na última semana com os lançamentos do Phi-3 e do Snowflake Arctic.
O Phi-3 pertence a uma família de modelos de linguagem criados pela Microsoft para serem pequenos (a ponto de rodarem bem em smartphones), mas treinados em dados da mais alta qualidade. O objetivo é o de que o baixo custo e a portabilidade dos Small Language Models (SLM) de alto desempenho ajudem a IA a funcionar localmente na eletrônica inteligente do dia-a-dia. Sobre ele é relevante saber que:
Ah, com a família Phi, a Microsoft também construiu o Orca-Math, um modelo focado na resolução de problemas matemáticos.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.
Em 2026, o maior risco de IA pode ser o excesso de modelos e a ausência de integração. O contexto se perde. E o ROI também.
O desafio agora é manter neutralidade e valor estratégico em um ambiente que tende à manipulação invisível.
Relatórios da IBM e da Deloitte apontam na mesma direção: empresas só extraem valor de IA quando CDOs garantem governança, integração e métricas consistentes para os dados.
Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos
Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
