s
Charlene Li Escritora e empreendedora, fundadora do Altimeter Group
ENTREVISTA

Mentora dos disruptores

Charlene Li, escritora e empreendedora, fundadora do Altimeter Group, diz que não tem pena das lideranças: "As grandes empresas acham que podem terceirizar a inovação e a disrupção. E isso é falso"

Por Silvia Bassi 18/10/2019

A primeira vez que vi Charlene Li pessoalmente foi em 2007, no Web 2.0 Summit, em San Francisco, mandando uma pergunta enviesada a um Mark Zuckerberg, com cara de adolescente, que estava no palco de chinelos: "você está feliz com tantos apps frívolos na plataforma"? Ela era principal analyst do Forrester Group.

Um ano depois, em 2008, ela decidiu empreender e fundou o Altimeter Group, focada, já na época, no assunto mais importante do momento atual: disrupção. Nesses últimos 20 anos, Charlene Li produziu seis best-sellers - incluindo o recém-lançado The Disruption Mindset: Why Some Businesses Transform While Others Fail -, emplacou a venda do Altimeter Group para o grupo Prophet (onde permanece como Senior Fellow), e tem ajudado centenas de executivos a lidar com mudança, liderança, futuro e ruptura.

De viagem marcada para o Brasil - vai ser uma das palestrantes da HSM Expo 2019 - ela concedeu uma entrevista exclusiva por telefone, que você acompanha abaixo. Sobre disrupção, Charlene Li não tem pena das lideranças: "As grandes empresas acham que podem terceirizar a inovação e a disrupção. E isso é falso, porque se você quer fazer a mudança certa, ela tem de acontecer no coração do negócio. Isso é muito difícil. Elas procuram por uma solução mágica que faça tudo isso acontecer. Isso não existe".

Disrupção é ...

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O futuro através da cidadania climática

Entrevista

O futuro através da cidadania climática

Paulo Moutinho, cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - organização não governamental com 30 anos de atividade na Amazônia e no Cerrado - defende que o protagonismo do Brasil na solução climática mundial ocorra a...

Pete Flint:

Entrevista

Pete Flint: "Leve sua empresa para as corredeiras"

Para o investidor de risco Pete Flint, general manager da NFX, as empresas tradicionais e startups precisam seguir os trechos de água rápida do mercado, porque lá estão as tendências de futuro

O fim do sistema de comando e controle

Entrevista

O fim do sistema de comando e controle

Dani Plesnik, diretora de Talent & Culture da Deloitte aposta na criação de um ambiente de trabalho emocionalmente seguro, menos hierárquico. Um espaço para conexão que viabilize o trabalho em rede. "Não é rocket science", diz ela....

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Entrevista

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Em entrevista exclusiva à THE SHIFT, Leonardo Lourenço, Head Geral da Simple2u, conta como a insurtech criada dentro do sandbox regulatório da Susep, repensa o segmento.

Entrevista

"Precisamos de resolvedores de problemas e não de especialistas em di...

"É impensável fazer comunicação de marca sem tecnologia." Mas isso exige pessoas curiosas, capazes de conectar os pontos, diz Karina Barcellos, CSO da agência de comunicação estratégica Another Company.

Entrevista

"O céu não é mais o limite"

O mexicano Eduardo Guizar quase não acreditou quando viu o rover Curiosity pousar em Marte. Parte da equipe da NASA que construiu o astromóvel para explorar a superfície do planeta, ele conta por que é importante mirar o espaço