s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Melhores e mais promissoras startups de IA em 2023

Sem surpresa, a IA Generativa e o setor de saúde dominaram a lista AI 100 do CB Insights

Todos os anos, o CB Insights aponta aquelas que considera ser as melhores startups de IA do ano. A “AI 100” de 2023 saiu ontem, a partir de um grupo de 9 mil empresas. Representam 13 países, com destaque para EUA (67% do total), Reino Unido, Canadá, Israel e China.

A maioria está focada em infraestrutura de IA Generativa. Cerca de um terço desenvolve aplicações de IA em setores específicos, como dublagem visual para mídia e entretenimento ou reciclagem de têxteis para moda e varejo. Um total de 40 produz soluções cross-industry como assistentes de IA e interfaces homem-máquina (IHMs), gêmeos digitais, tecnologia climática e digitalização do olfato. Há também startups de soluções para análise de emoções e dedicadas ao desenvolvimento de humanoides de uso geral, um campo em ascensão. Outras 27 empresas estão focadas em ferramentas como bancos de dados vetoriais e conjuntos de dados sintéticos para apoiar o desenvolvimento de IA.

“O interesse em IA Generativa explodiu nos últimos meses, especialmente com grandes modelos de linguagem. Sobre eles, o que estamos vendo é o foco na justiça e responsabilidade ou a demanda por práticas responsáveis por parte de investidores e clientes. O que está se tornando um diferencial importante para algumas das empresas da lista deste ano, como a Anthropic”, explica a analista Deepashri Varadharajan. Felizmente, há demanda por auditoria de dados, governança de dados e qualidade de dados.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Moldando o futuro

Inteligência Artificial

Moldando o futuro

Quer um futuro melhor? Faça, porque ficar esperando que ele aconteça por geração espontânea, só porque alguém previu, não dará boa coisa.

Vale a pena ser gentil com sua IA

Inteligência Artificial

Vale a pena ser gentil com sua IA

Gentileza gera gentileza, e aumenta a qualidade das respostas dos chatbots de IA, revelam pesquisadores da Waseda University

É hora de usar KPIs inteligentes 

Inteligência Artificial

É hora de usar KPIs inteligentes 

O que os KPIs têm a ganhar com a IA? Muito, segundo mais dados do estudo do BCG e da MIT Sloan Review. A começar pelo fato de que passam a olhar para frente, em vez de medir o passado.

A corrida da IA no text-to-video

Inteligência Artificial

A corrida da IA no text-to-video

Nas últimas semanas, OpenAI e o Google revelaram novos modelos e recursos impressionantes, a um ritmo alucinante, cada um deles ampliando os limites do que a IA pode fazer.

Jovens Z encaram a IA sem medo de ser felizes

Inteligência Artificial

Jovens Z encaram a IA sem medo de ser felizes

Os zoomers enxergam a Inteligência Artificial como uma "segunda natureza" e o domínio das ferramentas disponíveis como uma vantagem profissional.

Desafios da união entre IA e Blockchain

Inteligência Artificial

Desafios da união entre IA e Blockchain

Tema de conversas e polêmicas constantes entre especialistas, vem sendo acalentado por gente de peso no ecossistema cripto, como Vitalik Buterin. Há riscos. E não são poucos.