Todos os anos, o CB Insights aponta aquelas que considera ser as melhores startups de IA do ano. A “AI 100” de 2023 saiu ontem, a partir de um grupo de 9 mil empresas. Representam 13 países, com destaque para EUA (67% do total), Reino Unido, Canadá, Israel e China.
A maioria está focada em infraestrutura de IA Generativa. Cerca de um terço desenvolve aplicações de IA em setores específicos, como dublagem visual para mídia e entretenimento ou reciclagem de têxteis para moda e varejo. Um total de 40 produz soluções cross-industry como assistentes de IA e interfaces homem-máquina (IHMs), gêmeos digitais, tecnologia climática e digitalização do olfato. Há também startups de soluções para análise de emoções e dedicadas ao desenvolvimento de humanoides de uso geral, um campo em ascensão. Outras 27 empresas estão focadas em ferramentas como bancos de dados vetoriais e conjuntos de dados sintéticos para apoiar o desenvolvimento de IA.
“O interesse em IA Generativa explodiu nos últimos meses, especialmente com grandes modelos de linguagem. Sobre eles, o que estamos vendo é o foco na justiça e responsabilidade ou a demanda por práticas responsáveis por parte de investidores e clientes. O que está se tornando um diferencial importante para algumas das empresas da lista deste ano, como a Anthropic”, explica a analista Deepashri Varadharajan. Felizmente, há demanda por auditoria de dados, governança de dados e qualidade de dados.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Especialistas se debruçam sobre duas perguntas fundamentais para os próximos anos: quando (e quanto) a IA multiplica a inteligência humana, e quais competências precisamos adquirir para a interação valer a pena
Há anos se fala sobre a Shadow IT. Agora, a Shadow AI também anda tirando o sono das lideranças executivas
Era para ser apenas um checklist de uso de IA Generativa no ambiente de trabalho, mas virou quase que um guia completo de como usar e desenvolver a tecnologia nas empresas
Oportunidades de negócio começam a surgir do entusiasmo com a tecnologia
Nas empresas AI-First, isso muda o ambiente corporativo e exige mais velocidade no upskilling da força de trabalho
Pesquisas comprovam aumento de investimentos em IA, por conta de todo o hype generativo
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso