s
O Marketing Subconsciente envolve técnicas criadas para influenciar os consumidores sem que eles percebam (Crédito: Freepik)
TENDÊNCIAS

Marketing Subconsciente transforma o e-commerce com IA e dados

Da IA ao rastreamento ocular, conheça as ferramentas que acessam o subconsciente do consumidor e moldam decisões de compra em segundos — sem que ele sequer perceba

Imagine que você entra em um e-commerce procurando algo simples – talvez um novo tênis para o dia a dia ou então uma camiseta do seu time. Enquanto navega pelas páginas, uma sugestão personalizada aparece, fotos chamam sua atenção de forma estratégica, e, antes que perceba, o tênis perfeito ou a camiseta dos sonhos parecem ter “encontrado você”. Por trás dessa escolha aparentemente espontânea, há uma ciência robusta e sofisticada que explora o poder do subconsciente. Trata-se do Subconscious Marketing ou Marketing Subconsciente.

O Marketing Subconsciente aparece entre as principais tendências para o varejo em 2025, segundo a WGSN. O relatório cita: “O Comércio Subconsciente utiliza IA e análise de dados para prever e atender às necessidades dos consumidores antes mesmo que eles as identifiquem. Essa abordagem permitirá uma experiência de compra mais personalizada, aumentando a satisfação do cliente e a fidelização à marca. A IA será fundamental para gerar recomendações personalizadas de produtos e otimizar a jornada do consumidor”.

O Subconscious Marketing já é discutido há um bom tempo, mas vem ganhando muito espaço com a integração da Inteligência Artificial (IA) e da Análise de Dados. Estudos indicam que até 95% das decisões de compra são feitas de maneira inconsciente pelas pessoas. Isso significa que, enquanto navegamos por anúncios, redes sociais ou sites de e-commerce, nossos desejos e escolhas estão sendo guiados por estímulos que raramente reconhecemos de maneira consciente. Mas como essa estratégia funciona? E, mais importante, até onde ela pode ir? 

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Brasil no centro da guerra por autonomia tecnológica

Tendências

Brasil no centro da guerra por autonomia tecnológica

Reservas estratégicas e capacidade científica colocam o Brasil no radar das cadeias globais de energia limpa e tecnologia.

Ciência, o novo motor da economia

Tendências

Ciência, o novo motor da economia

O Nobel 2025 consagra um mundo onde a inovação da academia migra cada vez mais rápido para a economia real. Agora, ela é física, química e biológica — e cada molécula é um mercado em potencial.

Menos deals, mais estratégia

Tendências

Menos deals, mais estratégia

O funil do Corporate Venture Capital segue frágil no Brasil e as empresas precisam escolher onde gerar valor.

IA no trabalho: entre dopamina, workslop e risco regulatório

Inteligência Artificial

IA no trabalho: entre dopamina, workslop e risco regulatório

Pesquisas recentes mostram que chatbots e copilots podem capturar atenção como redes sociais e máquinas caça-níqueis. E já há um preço alto sendo pago nas empresas.

Trabalho híbrido 2.0: quando e como trabalhar?

Tendências

Trabalho híbrido 2.0: quando e como trabalhar?

Em 2025, a discussão sobre o futuro do trabalho muda de lugar: sai do “onde” e entra no “quando”, abrindo espaço para mais IA, microshifting e monitoramento digital.

Como aumentar a segurança da GenAI?

Inteligência Artificial

Como aumentar a segurança da GenAI?

Tratando segurança como arquitetura e não como filtro no fim do funil. Aplicações que nascem com detecção, supervisão e resposta em camadas independentes escalam com menos sustos.