s
Aerial View of Amazon River in Belem do Para, Brazil
INOVAÇÃO

Mais capital intelectual e capital semente para a Amazônia

Um hackaton organizado pelo Apoema Hub busca contribuir para o desenvolvimento sustentável da região baseado no conceito de Service-as-a-Capital. Já ouviu falar?

Desenvolver um polo de inovaçãona região amazônica, a partir de Manaus, para ajudar a resolver dores como a capacitação empreendedora e a retenção de talentos, sempre tendo em mente a própria sustentabilidade e o desenvolvimento econômico regional, foi o que fez o Apoema Hub abraçar o desafio de olhar para a Amazônia como celeiro de ideias inovadoras nos campos da Bioeconomia e da Logística.

“Entendemos ser um polo importante para ser trabalhado e organizado, como vem acontecendo em Florianópolis e já começa a acontecer também no Rio de Janeiro”, explica Tatiana Fioratti, cofundador e CEO do Apoema.

A tese inicial é aportar capital intelectual e capital semente para a maturação de projetos que priorizem a economia local. Além dos desafios normalmente inerentes ao ato de empreender e inovar, uma dificuldade adicional na Amazônia está ligada à economia extrativista: o valor agregado dos produtos dificilmente permanece na região. O desenvolvimento tecnológico, muito atrelado a recursos de P&D, e à cadeia de logística local, atualmente formada com trajetos de pequenas escalas, grandes distâncias e escassa infraestrutura, impacta negativamente o desenvolvimento da bioeconomia local.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Pete Flint:

Entrevista

Pete Flint: "Leve sua empresa para as corredeiras"

Para o investidor de risco Pete Flint, general manager da NFX, as empresas tradicionais e startups precisam seguir os trechos de água rápida do mercado, porque lá estão as tendências de futuro

O que é CRISPR?

Tendências

O que é CRISPR?

A resposta simples? Uma tecnologia usada para editar genes e mudar o mundo! O CRISPR tem "impacto revolucionário nas ciências da vida", segundo o comitê do Prêmio Nobel, que concedeu às pesquisadoras o Nobel de Química, em 2020

O horizonte bilionário dos ecossistemas de canais

Tendências

O horizonte bilionário dos ecossistemas de canais

Segundo a empresa de pesquisas Canalys, é formado por 223 startups e empresas movimentaram US$ 3,9 bilhões em vendas de software, em 2021 e têm US$ 8,9 bilhões projetados para 2027

E a grande fusão do Ethereum aconteceu

Tendências

E a grande fusão do Ethereum aconteceu

Às 3h59 da madrugada de 15 de setembro, aconteceu finalmente o encerramento do "The Merge", a grande fusão da rede blockchain Ethereum. A maior mudança é com relação ao PoS (proof-of-stake ou prova de participação) e os mineradores...

Após regulamentação, startups inovam na telemedicina veterinária

Tendências

Após regulamentação, startups inovam na telemedicina veterinária

O atendimento remoto já era praticado, mas regulamentação deve fazer o modelo evoluir. Novas oportunidades de negócio foram criadas.

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Entrevista

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Em entrevista exclusiva à THE SHIFT, Leonardo Lourenço, Head Geral da Simple2u, conta como a insurtech criada dentro do sandbox regulatório da Susep, repensa o segmento.