s
Aerial View of Amazon River in Belem do Para, Brazil
INOVAÇÃO

Mais capital intelectual e capital semente para a Amazônia

Um hackaton organizado pelo Apoema Hub busca contribuir para o desenvolvimento sustentável da região baseado no conceito de Service-as-a-Capital. Já ouviu falar?

Desenvolver um polo de inovaçãona região amazônica, a partir de Manaus, para ajudar a resolver dores como a capacitação empreendedora e a retenção de talentos, sempre tendo em mente a própria sustentabilidade e o desenvolvimento econômico regional, foi o que fez o Apoema Hub abraçar o desafio de olhar para a Amazônia como celeiro de ideias inovadoras nos campos da Bioeconomia e da Logística.

“Entendemos ser um polo importante para ser trabalhado e organizado, como vem acontecendo em Florianópolis e já começa a acontecer também no Rio de Janeiro”, explica Tatiana Fioratti, cofundador e CEO do Apoema.

A tese inicial é aportar capital intelectual e capital semente para a maturação de projetos que priorizem a economia local. Além dos desafios normalmente inerentes ao ato de empreender e inovar, uma dificuldade adicional na Amazônia está ligada à economia extrativista: o valor agregado dos produtos dificilmente permanece na região. O desenvolvimento tecnológico, muito atrelado a recursos de P&D, e à cadeia de logística local, atualmente formada com trajetos de pequenas escalas, grandes distâncias e escassa infraestrutura, impacta negativamente o desenvolvimento da bioeconomia local.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que funciona?

Tendências

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que fun...

A requalificação deve se tornar uma tendência dominante entre as organizações, mas como garantir programas com melhores resultados para a empresa e para os colaboradores?

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

Inteligência Artificial

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

A Co-Inteligência gira em torno da colaboração entre a Inteligência Artificial e humanos, aproveitando os pontos fortes de cada um. Entenda

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Tendências

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Em parceria com a Embratel, a The Shift teve a oportunidade de conversar com oito lideranças femininas para discutir o próximo nível das tecnologias no setor financeiro.

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

Inovação

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

A lista de tecnologias inclui superfícies inteligentes e micróbios que capturam carbono. Veja um resumo do Relatório do Fórum Econômico Mundial

IA no Trabalho: Quando as mudanças são demais, o que fazer?

Tendências

IA no Trabalho: Quando as mudanças são demais, o que fazer?

Os trabalhadores se queixam de que não conseguem acompanhar o ritmo das mudanças no trabalho e se sentem sobrecarregados

O Metaverso está morrendo? Investimentos atingem o ponto mais baixo

Tendências

O Metaverso está morrendo? Investimentos atingem o ponto mais baixo

Desde 2023, o Metaverso sofre com uma significativa queda de investimentos. Isso significa que a tecnologia está com os dias contados?