Já ouviu falar em correlação e causalidade? Em estatística, usar ambas de forma correta é o caminho para evitar assumir coisas estranhas. Na IA, idem. Não por acaso, a Causal AI é uma das 25 tecnologias emergentes destacadas pelo Gartner este ano. Ela busca identificar e utilizar relações de causa e efeito, indo além de modelos preditivos baseados em correlação.
Apesar de seu notável sucesso, os modelos estatísticos, incluindo aqueles em sistemas avançados de Deep Learning (DL), usam correlações de nível de superfície para fazer previsões. Mas o paradigma atual não conduz os modelos para descobrir relações de causa e efeito. Só, as correlações.
E qual é o problema de usar correlações para predição? A fragilidade das previsões. Para que as previsões baseadas em correlação permaneçam válidas, o processo que gerou os dados precisa permanecer o mesmo. Por exemplo, é possível correlacionar o nascer do sol com o canto do galo. Mas forçar um galo a cantar nem sempre fará o sol nascer.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Dados globais indicam que apenas 2 a 3 horas do dia são realmente produtivas, enquanto o “trabalho sobre trabalho” e a fragmentação da agenda corroem a eficiência
Agentes prometem escala e eficiência, mas expõem limites organizacionais. O diferencial está na capacidade das empresas de gerir IA como rotina operacional.
O que o experimento MoltBook revela sobre o valor econômico, a governança e a liderança em sistemas autônomos.
WIPO analisa 2.508 capacidades e mostra por que conectar ciência, tecnologia e mercado virou vantagem competitiva
Ao reduzir a porta de entrada hoje, empresas arriscam perder talentos, cultura e liderança no médio prazo
Dados da DDI revelam que o maior gargalo das transformações não está no plano, mas na forma como líderes engajam, escutam e reforçam comportamentos
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
