s
Imagem gerada por freepik
INOVAÇÃO

Inteligência Espacial: Acendendo a luz nas mentes digitais

A professora da Universidade de Stanford, Fei-Fei Li, apresenta sua pesquisa centrada em Inteligência Espacial que foca em processo e compreensão de imagens reais e abstratas

Por Silvia Bassi 25/07/2024

"Ver não é suficiente. Ver é fazer e aprender. Quando agimos sobre o mundo no espaço e no tempo 3D, aprendemos a ver e a fazer melhor", diz Fei-Fei Li, professora da Universidade de Stanford. Assim, a "madrinha da IA", como muitos a chamam, resume sua visão para a próxima etapa tecnológica, em que a Inteligência Artificial (IA) e a Robótica estarão integradas de forma tão perfeita que vão impactar outras tecnologias – e, por consequência, nossas vidas.

A pesquisa de Fi-Fei Li está centrada na Inteligência Espacial. Nos seres humanos, a Inteligência Espacial é um processo cognitivo conhecido como uma aptidão para compreender informações visuais no mundo real e abstrato. Pensando em robôs e IA, a cientista define como a capacidade dos sistemas de IA de entender e interagir com o mundo 3D.

"O desejo de agir é inato a todos os seres com inteligência espacial, que vincula percepção e ação. E se quisermos levar a IA além de seus recursos atuais, queremos mais do que uma IA que possa ver e falar. Queremos uma IA que possa fazer", afirma a codiretora do Stanford Human-Centered AI Institute, da Califórnia.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O mapa das tecnologias para 2026: do Quantum-safe aos tutores infinitos

Inovação

O mapa das tecnologias para 2026: do Quantum-safe aos tutores infinito...

Segurança pós-quântica, IA física, defesa acelerando inovação civil e educação personalizada traçam o roteiro estratégico para quem não pode ignorar 2026

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro híbrido entre humanos e IA

Inteligência Artificial

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro h...

Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação estrutural

Inteligência Artificial

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação es...

Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios

Consumidores querem mobilidade elétrica

Inovação

Consumidores querem mobilidade elétrica

Em meio à queda de braço sobre a eletrificação do planeta, os consumidores aceleram a troca de veículos a combustão por versões movidas a eletricidade. E o Brasil é um dos países que se destaca nas pesquisas globais sobre o tema.

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inovação

Inovação

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inov...

Com o pacto nacional de indicadores, a nova Lei do Bem e a ciência aberta, o país constrói a infraestrutura invisível que transforma dados em decisão.

Inovação agora é gestão de capital

Inovação

Inovação agora é gestão de capital

Estudo mostra que a inovação deixou de ser privilégio de quem tem grana para se tornar disciplina de quem tem clareza. Experimentar custa menos. Escalar custa mais.