s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inteligência Artificial no RH tem que ser transparente e explicável

O mercado de IA para recursos humanos vai movimentar US$ 590,5 bilhões em 2023. O uso se amplia, mas exige cuidados. Automação, só com muita supervisão humana, e sem caixas pretas.

Em todo o mundo, organizações estão incorporando ferramentas de IA nas suas práticas de contratação a um ritmo sem precedentes. Uma pesquisa recente da Tidio descobriu que quase 67% dos 1.068 profissionais ouvidos acreditam que o uso de IA traz muitos benefícios, com um impacto positivo no processo de recrutamento. Outro estudo, da Society for Human Resources Management (SHRM), revela que 85% dos profissionais de RH que usam IA para apoiar o recrutamento e a contratação acreditam que esse uso economiza tempo ou aumenta a eficiência.

De fato, quando guiadas por uma estrutura centrada no uso responsável e ético, as ferramentas de IA podem ajudar a combinar candidatos com oportunidades relevantes e informar as decisões das organizações sobre quem recrutar, contratar e promover.

No entanto, essas mesmas ferramentas apresentam riscos que, se não forem abordados, podem afetar os candidatos a empregos e as organizações contratantes e representar desafios para os reguladores e outras partes interessadas. Não por acaso, 35% dos recrutadores, segundo a Tidio, se preocupam com a possibilidade de a IA excluir candidatos com competências e experiências únicas.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Desalinhamento na OpenAI

Inteligência Artificial

Desalinhamento na OpenAI

Após uma semana do lançamento do ChatGPT 4o a OpenAI se envolveu em uma série de polêmicas envolvendo o fechamento da equipe de Superalinhamento e um processo da atriz Scarlett Johansson.

Enfim o primeiro AI OS?

Inteligência Artificial

Enfim o primeiro AI OS?

Os anúncios da Microsoft durante a conferência Build mostram que estamos quase chegando a um OS 100% integrado com IA.

Um chamado à comunidade de IA no Brasil

Inteligência Artificial

Um chamado à comunidade de IA no Brasil

Precisamos unir esforços em torno da ideia de uma "IA soberana" para o nosso país

Por Leonardo Santos *
O J.A.R.V.I.S. está mais próximo

Inteligência Artificial

O J.A.R.V.I.S. está mais próximo

Os lançamentos do GPT-4o, da OpenAI, e do Project Astra, do Google, mostram que estamos mais próximos das Inteligências Artificiais vistas no cinema.

A BYOAI já está entre nós

Inteligência Artificial

A BYOAI já está entre nós

Colaboradores estão cada vez mais utilizando ferramentas de inteligência artificial no trabalho por conta própria, revela estudo da Microsoft.

Modelos de linguagem têm limite?

Inteligência Artificial

Modelos de linguagem têm limite?

O lançamento do Phi-3 e do Snowflake Arctic mostra como os novos modelos de linguagem estão cada vez mais avançados.