s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inteligência Artificial no RH tem que ser transparente e explicável

O mercado de IA para recursos humanos vai movimentar US$ 590,5 bilhões em 2023. O uso se amplia, mas exige cuidados. Automação, só com muita supervisão humana, e sem caixas pretas.

Em todo o mundo, organizações estão incorporando ferramentas de IA nas suas práticas de contratação a um ritmo sem precedentes. Uma pesquisa recente da Tidio descobriu que quase 67% dos 1.068 profissionais ouvidos acreditam que o uso de IA traz muitos benefícios, com um impacto positivo no processo de recrutamento. Outro estudo, da Society for Human Resources Management (SHRM), revela que 85% dos profissionais de RH que usam IA para apoiar o recrutamento e a contratação acreditam que esse uso economiza tempo ou aumenta a eficiência.

De fato, quando guiadas por uma estrutura centrada no uso responsável e ético, as ferramentas de IA podem ajudar a combinar candidatos com oportunidades relevantes e informar as decisões das organizações sobre quem recrutar, contratar e promover.

No entanto, essas mesmas ferramentas apresentam riscos que, se não forem abordados, podem afetar os candidatos a empregos e as organizações contratantes e representar desafios para os reguladores e outras partes interessadas. Não por acaso, 35% dos recrutadores, segundo a Tidio, se preocupam com a possibilidade de a IA excluir candidatos com competências e experiências únicas.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Inteligência Artificial

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Testemunhamos hoje o surgimento da força de trabalho de IA, unindo habilidades humanas com software. Sua chegada provocará mudanças nos empregos, mas trará oportunidades para startups.

A IA produtiva precisa ser confiável

Inteligência Artificial

A IA produtiva precisa ser confiável

Durante o evento SAS Innovate 2024, a fornecedora mostrou soluções para auxiliar clientes a aproveitar os benefícios da tecnologia com segurança.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

Mostra um avanço significativo da IA, conduzido principalmente pela iniciativa privada. Mas a corrida tem seus efeitos colaterais. Faltam avaliações robustas e padronizadas para a IA Responsável. Além disso, a IA vence os humanos em al...

A desilusão da IA Generativa

Inteligência Artificial

A desilusão da IA Generativa

Muitos heavy users exigirão além do que a tecnologia pode entregar, e as próprias corporações, sem políticas de inovação nem dados estruturados, deixarão de aproveitar a promessa de eficiência

Por Yuri Gitahy *
Poderes e limitações dos robôs

Inteligência Artificial

Poderes e limitações dos robôs

Daniela Rus, roboticista e diretora do MIT CSAIL em parceria com Gregory Mone mostram como a robótica pode auxiliar a humanidade no futuro em um novo livro.

E a IA dominou a pista

Inteligência Artificial

E a IA dominou a pista

O relatório anual Enterprise Tech 30, que publica a lista das startups de tecnologia corporativa mais promissoras, na visão dos grandes VCs, mostra startups de IA ocupando espaços do SaaS.