Em todo o mundo, organizações estão incorporando ferramentas de IA nas suas práticas de contratação a um ritmo sem precedentes. Uma pesquisa recente da Tidio descobriu que quase 67% dos 1.068 profissionais ouvidos acreditam que o uso de IA traz muitos benefícios, com um impacto positivo no processo de recrutamento. Outro estudo, da Society for Human Resources Management (SHRM), revela que 85% dos profissionais de RH que usam IA para apoiar o recrutamento e a contratação acreditam que esse uso economiza tempo ou aumenta a eficiência.
De fato, quando guiadas por uma estrutura centrada no uso responsável e ético, as ferramentas de IA podem ajudar a combinar candidatos com oportunidades relevantes e informar as decisões das organizações sobre quem recrutar, contratar e promover.
No entanto, essas mesmas ferramentas apresentam riscos que, se não forem abordados, podem afetar os candidatos a empregos e as organizações contratantes e representar desafios para os reguladores e outras partes interessadas. Não por acaso, 35% dos recrutadores, segundo a Tidio, se preocupam com a possibilidade de a IA excluir candidatos com competências e experiências únicas.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Mesmo com talento e ciência de ponta, a América Latina ainda enfrenta barreiras como pouco investimento e falta de ambição global para escalar suas deep techs. Brasil é destaque, mas falta paciência dos investidores
Agentes autônomos desafiam o manual do SaaS e expõem a batalha entre ROI, narrativas de valor e dumping algorítmico.
De IA a inclusão financeira, a região prepara salto de eficiência — com o Brasil na linha de frente
Apesar da popularização das ferramentas de IA, ainda falta clareza, políticas e treinamento. O uso incorreto expõe empresas a riscos e desperdícios de potencial.
Apesar da adoção de IA, pilotos no setor ainda focam em tarefas simples, longe de impactar modelos operacionais
Enquanto EUA e China aceleram, o Brasil patina: apenas 8 patentes de IA concedidas em cinco anos
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso