s
SUSTENTABILIDADE

Faltam competências verdes

Na corrida em direção à transição energética global, surgem novos empregos relacionados às energias renováveis. No entanto, um problema aparece: a falta de mão de obra qualificada.

Por Silvia Bassi 25/04/2024

Em 2012, o setor de energia renovável empregou 7,3 milhões de pessoas no mundo todo. Dez anos depois, esse número passou para 13,7 milhões. Desse total, 10% (1,4 milhão de pessoas) no Brasil, segundo o relatório "Renewable energy and jobs: Annual review 2023", produzido pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Se os esforços de transição energética globalacelerarem no ritmo da urgência, o número de empregos verdes (green jobs) globais ligados apenas a energias renováveis pode subir para 38,6 milhões até 2030, estima o relatório. Na América Latina, serão 15 milhões de empregos, a metade deles no Brasil.

O problema: vão faltar pessoas qualificadas para ocupar as vagas. Segundo o relatório Global Green Skills Report 2023, do LinkedIn, que identifica as tendências na interseção entre força de trabalho e empregos verdes em 48 países, apenas 1 em cada 8 trabalhadores possui uma ou mais competências verdes necessárias para preencher as vagas oferecidas. O relatório focou em três áreas que exercem o maior impacto sobre o movimento de transição ecológica global em direção ao net zero: setor energético, transportes (mobilidade) e setor financeiro.

  • Entre 2022 e 2023, a parcela de talentos verdes na força de trabalho cresceu 12,3% em média entre os 48 países estudados.
  • No mesmo período, as ofertas de vagas que requerem pelo menos uma habilidade verde cresceu 22,4% no mesmo período.
  • Pessoas com habilidades verdes foram contratadas para novos empregos a uma taxa 29% maior do que a média.

O que são empregos verdes

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Softys alia IA com inteligência natural para avançar em projetos de sustentabilidade

Sustentabilidade

Softys alia IA com inteligência natural para avançar em projetos de...

Cristóbal Somarriva explica como a gigante do setor de higiene está se adaptando aos desafios da sustentabilidade, buscando soluções inovadoras e inclusivas, e comprometendo-se com uma mudança profunda que vai além dos negócios

Wildfire Techs: Startups combatem fogo com tecnologia

Startups

Wildfire Techs: Startups combatem fogo com tecnologia

Com os incêndios florestais afetando diversas regiões no mundo, várias startups estão criando tecnologias para prever, detectar e combater esses incêndios

Brasil tem oportunidade de liderar diálogo global de energia e clima

Tendências

Brasil tem oportunidade de liderar diálogo global de energia e clima

O país é pioneiro na transição energética com uma matriz de fontes sustentáveis que deve crescer com novos investimentos

Aquecimento global: ar-condicionado responde por 3% das emissões de CO2

Sustentabilidade

Aquecimento global: ar-condicionado responde por 3% das emissões de C...

Com mais de 2 bilhões de unidades em todo o mundo, o que preocupa é que a tendência irá aumentar cada vez mais, podendo chegar a 5 bilhões em 2050.

Jogos Olímpicos Sustentáveis: Organização do evento promete ser a mais verde da história

Sustentabilidade

Jogos Olímpicos Sustentáveis: Organização do evento promete ser a...

O Comitê Olímpico Internacional preparou toda a infraestrutura do evento para reduzir as emissões de carbono em 30%. O objetivo do comitê é reduzir suas emissões em 50% até 2030

Créditos de carbono: solução ou problema para emissões?

Sustentabilidade

Créditos de carbono: solução ou problema para emissões?

Os créditos que carbono estão passando por uma série de questionamentos e críticas em relação a sua existência. Será que vale a pena continuar utilizando o recurso?