O grupo Alibaba lançou um projeto para fortalecer ainda mais seu ecossistema de varejo digital. A Fábrica Digital Xunxi, na cidade de Hangzhou, sede do Alibaba, oferece a pequenas e médias empresas do setor de vestuário na China uma infraestrutura inteligente de manufatura. O objetivo é permitir que os tradicionais fabricantes chineses de vestuário aumentem a lucratividade, reduzam os níveis de estoque e, ao mesmo tempo, atendam às necessidades de personalização.
O maquinário robótico da Xunxi é integrado a sensores de Internet das Coisas e algoritmos de Inteligência Artificial capazes de otimizar a produção com base nos dados das plataformas de e-commerce do Alibaba e uma cadeia de suprimentos de fabricação que permite uma produção totalmente personalizada e orientada pela demanda.
Como explica o vídeo abaixo, o sistema da fábrica digital reúne peças feitas com o mesmo material em uma mesma “esteira”, mesmo quando são de vendedores diferentes - e este é só um dos exemplos da capacidade do projeto de melhorar a produtividade.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Mesmo com talento e ciência de ponta, a América Latina ainda enfrenta barreiras como pouco investimento e falta de ambição global para escalar suas deep techs
Fábricas e data centers impulsionam crescimento global de smart buildings em busca de eficiência e sustentabilidade
De IA a inclusão financeira, a região prepara salto de eficiência — com o Brasil na linha de frente
Enquanto EUA e China aceleram, o Brasil patina: apenas 8 patentes de IA concedidas em cinco anos
Relatórios do MIT e da Deloitte projetam cenários possíveis até 2030, destacando talentos, ecossistemas e estratégias para empresas, governos e investidores
Em 2026, confiança e empatia serão mais valiosas que eficiência
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso