s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Europeus tornam o AI ACT mais rígido, próximo da aprovação

Texto da futura lei europeia passa a incluir regras para controlar a IA Generativa e o banimento de vários tipos de sistemas de identificação e categorização biométrica e de reconhecimento de emoções

O AI ACT deu passos importantes na última semana para se tornar a primeira lei do mundo sobre Inteligência Artificial, estabelecendo regras de transparência e gerenciamento de risco dos sistemas. O projeto foi aprovado por duas comissões do Parlamento Europeu: a do Mercado Interno e a de Liberdades Cívicas, com emendas.

O Parlamento Europeu trabalha para aumentar o direito dos cidadãos de registrar reclamações sobre sistemas de IA e receber explicações sobre decisões baseadas em sistemas de alto risco que afetam significativamente seus direitos. E enrijece as regras, visando tornar os sistemas de IA supervisionados por pessoas, seguros, transparentes, rastreáveis, não discriminatórios, ecologicamente corretos e tecnologicamente neutros.

Nessas duas comissões, por exemplo, os eurodeputados alteraram a lista de sistemas proibidos, por terem nível inaceitável de risco para a segurança das pessoas, que passou a incluir vários tipos de sistemas de identificação e categorização biométrica e os de reconhecimento de emoções, especialmente para uso na aplicação da lei, gerenciamento de fronteiras, vigilância em locais de trabalho e instituições educacionais e também os sistemas de raspagem indiscriminada de dados biométricos de mídias sociais ou imagens de CFTV usados para criação de bancos de dados de reconhecimento facial. Mexeram também na classificação de alto risco para incluir danos à saúde, segurança, direitos fundamentais e meio ambiente.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Da automação à autonomia

Inteligência Artificial

Da automação à autonomia

2024 será o ano que as LLMs irão se desenrolar com força total, então prepare-se para as novidades e avanços na indústria.

Como fica a propriedade intelectual em tempos de IA Generativa?

Inteligência Artificial

Como fica a propriedade intelectual em tempos de IA Generativa?

E por que ela deve caminhar lado a lado com a proteção de dados pessoais?

Por Yasodara Cordova *
Tendências de IA a partir de 2024

Inteligência Artificial

Tendências de IA a partir de 2024

A corrida para 2028 já está acelerada. Empresas investem em tecnologias inovadoras, em fase inicial, para ganhar quando estiverem maduras. Aqui estão 29 tendências de IA que agitarão o circuito.

Um ano de GPT-4

Inteligência Artificial

Um ano de GPT-4

O GPT-4 completa um ano de atividade. As expectativas desceram para a terra, enquanto problemas persistem. Mas ele continua reinando como o principal modelo. O que esperar para o segundo ano?

Organoid Intelligence, a IA do futuro

Inteligência Artificial

Organoid Intelligence, a IA do futuro

O aumento de desempenho que poderia ser alcançado pela produção de computadores a partir de material biológico em vez de silício é significativo. Mas há obstáculos a serem superados.

Receitas de IA para Bipharma

Inteligência Artificial

Receitas de IA para Bipharma

A corrida das patentes é o nome do jogo das Big Pharma hoje. E as startups que trabalham com IA para inovar na descoberta de medicamentos, moléculas e proteínas estão na mira para parcerias.