s
Crédito: Pixabay
ECONOMIA

Estratégia sustentável na retomada da economia

Consumidores aumentaram a percepção sobre valores corporativos como inclusão e origem da fabricação dos produtos, como foco em maior consciência sobre a sustentabilidade dos negócios

A pandemia gerou uma crise econômica em escala global que atingiu praticamente todas as indústrias. O isolamento social criou um movimento de reflexão sobre as práticas nocivas do mercado e organizações passaram a repensar estratégias e modelos de negócio. Agora, já em um cenário de retomada da economia, há oportunidade para as empresas colocarem mudanças em prática, especialmente no que se refere à questão da sustentabilidade.

Depois de enfrentar quedas sem precedentes em vendas nos meses de março e abril, o setor de varejo dos EUA voltou à trajetória de crescimento pré-pandemia. O cenário atual, porém, é distinto. Um estudo da Coresight revela que consumidores aumentaram a percepção sobre valores corporativos como inclusão e origem da fabricação dos produtos, como foco em maior consciência sobre a sustentabilidade dos negócios. O mesmo acontece entre os investidores: fundos voltados a negócios sustentáveis cresceram 41% no último ano, inclusive durante a pandemia.

Na mesma linha, análise da PwC aponta que os governos nacionais devem manter e até ampliar compromissos ambientais traçados antes da Covid-19. Assim, organizações que estiverem alinhadas às exigências podem se diferenciar no mercado. Investimentos vão priorizar empresas com responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG).

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Com Oxygea, a Braskem mira no futuro

Inovação

Com Oxygea, a Braskem mira no futuro

O hub foi criado como uma empresa apartada da Braskem, mas apoia o desenvolvimento de startups capazes de solucionar os desafios ambientais da incumbente.

O futuro através da cidadania climática

Entrevista

O futuro através da cidadania climática

Paulo Moutinho, cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - organização não governamental com 30 anos de atividade na Amazônia e no Cerrado - defende que o protagonismo do Brasil na solução climática mundial ocorra a...

Energia perdida no ar para a Indústria 4.0

Internet das Coisas

Energia perdida no ar para a Indústria 4.0

Deep tech brasileira criou um método para reciclar ondas eletromagnéticas dispersas no ar como fonte de energia para dispositivos IoT. A solução se encaixa na crescente digitalização da Economia.

ESG: Arezzo&Co usa blockchain para rastrear o couro

Inovação

ESG: Arezzo&Co usa blockchain para rastrear o couro

A meta do grupo é ter todos os fornecedores indiretos da cadeia do couro rastreados até 2024. O blockchain é a ferramenta para atingir esse objetivo.

Nem todo verde é green

Sustentabilidade

Nem todo verde é green

Autoridades de vários países aumentam o cerco contra o greenwashing. O Brasil segue sem um arcabouço regulatório satisfatório que mapeie todo o ciclo do processo, contando apenas com medidas isoladas.

Créditos de carbono para compensar emissões e preservar as florestas

Tendências

Créditos de carbono para compensar emissões e preservar as florestas

Uma das startups que desenvolve o mercado voluntário no Brasil, a Carbonext atrela a compensação das emissões de CO2 à preservação da Amazônia.