s
Diego Cançado, CPTO da Loggi: "Eu tenho a crença que a gente tem capacidade de usar IA de uma forma muito mais eficiente que as outras empresas" (Crédito: Divulgação)
ENTREVISTA

De tech a logística: a estratégia da Loggi para escalar com IA

Diego Cançado detalha foco em PMEs, decisões quarter a quarter e como “1 centavo por pacote” muda o jogo

Por Soraia Yoshida 14/08/2025

Na semana que antecedeu o Dia das Mães, em maio, os envios nacionais cresceram 143% para pequenos negócios frente ao mesmo período em 2024. Vestuário e Moda foi o segmento de maior destaque, saltando 214% em comparação com o ano anterior, seguido por Jóias e Bijuterias, com alta de 198%, e Cosméticos e Perfumaria, 103%, de acordo com o “Mapa da Logística”. O levantamento produzido pela Loggi usa dados coletados em envios entre pequenos, médios e grandes negócios em todas as regiões do Brasil.

O uso de dados é o alicerce de uma operação que recentemente inaugurou parceria com o Uber. A partir desta semana, residentes na cidade de São Paulo podem enviar encomendas para todo o país, usando o aplicativo da Uber e com coleta e entrega da Loggi. A projeção é que o serviço – com pilotos em Campinas e Curitiba desde o final de junho – ultrapasse os 10 milhões de usuários.

À frente desse e outros projetos que estão a caminho na Loggi, Diego Cançado lidera a estratégia de Produtos e Tecnologia, , que conta com uma base grande de tecnologia e automação para ganhar custo e eficiência. Em 2023, ele assumiu como Chief Product Officer (CPO) da Loggi e desde este ano se tornou CPTO (Chief Product and Technology Officer) ou vice-presidente de Produtos e Tecnologia. Nessa dobradinha, ele enxerga como seu papel encontrar oportunidades de negócio de forma contínua, gerando satisfação para o cliente. “Você compra um produto em um varejista grande e nós fazemos a entrega. A maioria dos clientes nem sabe que seu pacote está vindo pela Loggi, mas fica feliz de receber no dia seguinte”, diz.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

TCS aposta no Brasil para acelerar inovação com centro global no Insper

Entrevista

TCS aposta no Brasil para acelerar inovação com centro global no Ins...

Com investimento de R$ 50 milhões e acesso à rede global de pesquisadores da TCS, o novo centro instalado no Insper acelera a co-inovação entre empresas, startups e universidades, conectando desafios locais a soluções globais, como co...

“A tecnologia não é mágica, ela potencializa o humano”

Entrevista

“A tecnologia não é mágica, ela potencializa o humano”

Amanda Andreone, diretora-geral da Genesys no Brasil, explica como a Inteligência Artificial redefine o papel humano no CX e transforma empatia em vantagem competitiva.

Transformação digital com tempero local

Entrevista

Transformação digital com tempero local

Com a plataforma EIA, a Ajinomoto do Brasil transforma seu modelo de gestão digital e amplia a criação de valor econômico e social. Alexandre Telles, diretor da companhia, explica o conceito.

“CISOs do futuro entendem de IA tanto quanto de risco”

Entrevista

“CISOs do futuro entendem de IA tanto quanto de risco”

Omar Khawaja, VP de Segurança e Field CISO da Databricks, veio ao Brasil para lançar o Data Intelligence for Cybersecurity. Nessa entrevista, ele fala sobre a relação de CISOs com a IA

A voz como interface fundamental dos negócios

Entrevista

A voz como interface fundamental dos negócios

Da clonagem e geração de vozes artificiais à criação de música comercial incidental, a startup ElevenLabs montou um arsenal tecnológico para áudio gerado por IA. Agora, abre escritório no Brasil e aposta na criatividade local para...

Uma aula de como transformar sucata em futuro

Entrevista

Uma aula de como transformar sucata em futuro

A primeira brasileira finalista do Global Teacher Prize mostra como tecnologia, inovação e criticidade podem transformar a educação pública e dar voz às periferias