s
Annmarie Neal, CPO da Zendesk: “Pense em como podemos ter mais produtividade, ter mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional quando temos um agente de IA como colega, parceiro, facilitar, como quiser chamar”. (Crédito: Divulgação)
ENTREVISTA

Aprendizado coletivo: o futuro do trabalho segundo Annmarie Neal

A Chief People Officer da Zendesk fala sobre disrupção, IA, talentos e como empresas podem construir comunidades em que as pessoas aprendem juntas

Por Soraia Yoshida 28/08/2025

Annmarie Neal se define como uma líder de pensamento provocativa com profundo conhecimento em gestão de talentos, planejamento de sucesso e mudança organizacional. É uma descrição muito fiel à profissional que ocupa a cadeira de Chief People Officer (CPO) da Zendesk. Ela não dá voltas e vai direto ao ponto, estendendo-se para se conectar com quem está falando.

Essa visão está presente em sua carreira e seu trabalho na Zendesk, em que está provocando lideranças a abraçar novas maneiras de fazer as coisas, a não se apegar ao que existe. Em outras palavras, experimentar. E como toda experiência nos mostra, é uma vivência. “Acho que este é o momento de experimentar, e se sentir um pouco desconfortável”, diz nesta entrevista exclusiva à The Shift.

Fundadora do Centro para Inovação de Liderança e autora de “Leading from The Edge”, ela trabalha há mais de 20 anos com organizações globais. Foi Chief Talent Officer na Hellman & Friedman, cargo que ocupou também na Cisco Systems e na First Data Corporation. Seu desafio na Zendesk é gerar valor por meio da melhoria da eficiência organizacional e de liderança. Tudo isso em um momento em que o mundo do trabalho, com todas as empresas incluídas, passa por mudanças gigantescas de estrutura, cultura e pensamento.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Contexto é o grande motor da IA corporativa

Entrevista

Contexto é o grande motor da IA corporativa

E visão computacional, gestão do conhecimento e governança são as verdadeiras alavancas competitivas, afirma Marcelo Noronha, CEO da Mr. Turing.

Criatividade é um músculo – e a IA é o novo acelerador

Entrevista

Criatividade é um músculo – e a IA é o novo acelerador

Professor emérito da Wharton, Jerry Wind afirma que desafiar modelos mentais é a base da criatividade e que a IA, usada como assistente humano-centrado, amplia – e não substitui – a capacidade de imaginar, resolver problemas e transf...

TCS aposta no Brasil para acelerar inovação com centro global no Insper

Entrevista

TCS aposta no Brasil para acelerar inovação com centro global no Ins...

Com investimento de R$ 50 milhões e acesso à rede global de pesquisadores da TCS, o novo centro instalado no Insper acelera a co-inovação entre empresas, startups e universidades, conectando desafios locais a soluções globais, como co...

“A tecnologia não é mágica, ela potencializa o humano”

Entrevista

“A tecnologia não é mágica, ela potencializa o humano”

Amanda Andreone, diretora-geral da Genesys no Brasil, explica como a Inteligência Artificial redefine o papel humano no CX e transforma empatia em vantagem competitiva.

Transformação digital com tempero local

Entrevista

Transformação digital com tempero local

Com a plataforma EIA, a Ajinomoto do Brasil transforma seu modelo de gestão digital e amplia a criação de valor econômico e social. Alexandre Telles, diretor da companhia, explica o conceito.

“CISOs do futuro entendem de IA tanto quanto de risco”

Entrevista

“CISOs do futuro entendem de IA tanto quanto de risco”

Omar Khawaja, VP de Segurança e Field CISO da Databricks, veio ao Brasil para lançar o Data Intelligence for Cybersecurity. Nessa entrevista, ele fala sobre a relação de CISOs com a IA