s
Fonte: Shutterstock
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Enfim, o tão esperado e poderoso GPT-4

O lançamento mais secreto da OpenAI, marcando sua transição de laboratório sem fins lucrativos para empresa de tecnologia com fins lucrativos.

Depois de muito hype, é oficial: o GPT-4 chegou, trazendo com ele seu maior desempenho em benchmarks acadêmicos, capacidade de criar saída de texto a partir de entradas de texto e imagem e uma certa decepção por parte do público. É muito superior aos antecessores, sem dúvida, mas bem menos empolgante do que o esperado.

“Sem gerações multimodais e um relatório técnico que é cuidadosa e deliberadamente esvaziado de qualquer informação útil sobre o modelo, treinamento ou computação”, resumiu Thomas Lobo, da Hugging Face, a startup de IA por trás do modelo de linguagem de código aberto BLOOM.

Frustrado em suas expectativas, ele criticou principalmente o fato de a OpenAI agir agora como uma organização totalmente fechada em relação à comunicação científica, já que a startup optou por não revelar quanto maior e por que o GPT-4 é melhor que os seus outros modelos. Atitude que torna o GPT-4 seu lançamento mais secreto, marcando sua transição de laboratório sem fins lucrativos para empresa de tecnologia com fins lucrativos.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

IA Agêntica transforma operações contra crimes financeiros

Inteligência Artificial

IA Agêntica transforma operações contra crimes financeiros

Relatório da McKinsey mostra como IA Analítica, Generativa e Agêntica podem transformar o combate a crimes financeiros, elevando eficiência e produtividade

IA Agêntica redefine o e-commerce e inaugura nova era do consumo digital

Inteligência Artificial

IA Agêntica redefine o e-commerce e inaugura nova era do consumo digi...

A entrada da Inteligência Artificial Agêntica no e-commerce transforma a jornada de compra, redefine a competição entre marketplaces e inaugura a verdadeira personalização

Chega de hype: a IA tem que entregar

Inteligência Artificial

Chega de hype: a IA tem que entregar

Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.

GPT-5: evolução, não revolução

Inteligência Artificial

GPT-5: evolução, não revolução

Mais seguro, mais barato e com novos truques agênticos, modelo continua longe da AGI e leva OpenAI a enfrentar críticas no lançamento.

Memória, a próxima revolução da IA

Inteligência Artificial

Memória, a próxima revolução da IA

Enquanto a IA avança, a amnésia digital dos modelos permanece um gargalo. Mas soluções já estão surgindo — de cofres pessoais de memória a plugins especializados.

Um em cada seis ataques usa IA; phishing gerado por IA domina violações

Inteligência Artificial

Um em cada seis ataques usa IA; phishing gerado por IA domina violaç�...

Deepfakes e phishing por IA estão entre os principais vetores. Violação com IA encurta tempo e amplia escala de ataque