s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Enfim o primeiro AI OS?

Os anúncios da Microsoft durante a conferência Build mostram que estamos quase chegando a um OS 100% integrado com IA.

No início deste ano, a Microsoft já havia feito questão de adicionar um botton bar de IA aos PCs com Windows. E de tornar "Copilot" uma marca onipresente em seus sistemas. Ontem, na conferência Build, foi além, com a apresentação da nova linha de PCs Copilot + e de um novo recurso do Windows 11, chamado Recall, capaz de conceder uma memória fotográfica a todos que comprarem um PC Copilot+".

O Recall usa uma variedade de pequenos modelos de linguagem executados em combinação no próprio PC. Isso contrasta com agentes da OpenAI ou do Google, que usam modelos de linguagem grandes executados na nuvem. A Microsoft diz que essa abordagem oferece melhor desempenho, menor latência e mais privacidade e benefícios ambientais e de custo. Os usuários poderão digitar detalhes sobre o arquivo que desejam localizar ou usar um controle deslizante para visualizar a memória digital do PC em ordem cronológica. E quando encontrarem o que desejarem, salvar a imagem ou o texto diretamente do recurso Recall, ou abrir o arquivo subjacente, sem precisar saber onde está armazenado.

Trocando em miúdos, a Microsoft está convencida de que a IA reformulará a computação de maneiras que mal podemos imaginar, mas primeiro ela precisa de alguns exemplos tangíveis para provar esse potencial. Os PCs Copilot+ são a visão da Microsoft de hardware Windows, carro-chefe e pioneiro em IA. E o Recall, o primeiro passo em direção à IA como sistema operacional da computação moderna, segundo alguns analistas.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Na berlinda, o rumo à superinteligência

Inteligência Artificial

Na berlinda, o rumo à superinteligência

A Apple diz que os LLMs não conseguem realmente raciocinar, enquanto Sam Altman declara que a "singularidade suave" será inevitável até 2030. Quem tem razão?

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para direcionar”

Inteligência Artificial

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para d...

Em entrevista à The Shift, Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil, defende que a IA não é só uma tecnologia, mas uma transformação estrutural que exige experimentação, letramento no topo e uma nova forma de liderar

Indicadores para medir a IA em termos humanos

Inteligência Artificial

Indicadores para medir a IA em termos humanos

Em meio a tantas promessas e exageros sobre o que a Inteligência Artificial pode fazer, o índice da OCDE é ferramenta valiosa para a tomada de decisões informada, separando o hype da realidade.

IA no organograma: os novos cidadãos corporativos das empresas

Inteligência Artificial

IA no organograma: os novos cidadãos corporativos das empresas

Agentes de IA já dividem tarefas com humanos e exigem novas estruturas de trabalho, gestão e confiança nas organizações

Brasil acelera na adoção de IA: 61% dos CEOs já usam agentes inteligentes

Inteligência Artificial

Brasil acelera na adoção de IA: 61% dos CEOs já usam agentes inteli...

Estudo do IBM Institute for Business Value mostra que os líderes brasileiros estão à frente da média global no uso de Inteligência Artificial, reconfigurando estratégias, processos e culturas para não ficarem para trás

Navegadores ou agentes?

Inteligência Artificial

Navegadores ou agentes?

Em breve, os navegadores de IA terão algoritmos navegando por você. O modelo econômico que sustenta a Internet entrará em colapso?