s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Elon Musk quer mesmo comprar a OpenAI?

Há quem diga que o real objetivo de Musk não é comprar a empresa, mas sim sabotar os esforços contínuos de Sam Altman para arrecadar bilhões a mais para a OpenAI

Um grupo de investidores liderado por Elon Muskapresentou uma oferta de US$ 97,6 bilhões para adquirir a OpenAI, prontamente recusada por Sam Altman, CEO da empresa. A maioria dos analistas não levou a sério. Acreditam que o real objetivo de Musk não é comprar a empresa, mas sim sabotar os esforços contínuos de Sam Altman para arrecadar dezenas de bilhões a mais para a OpenAI e transformar sua estrutura corporativa. A verdadeira batalha não é pela propriedade, mas pelo controle sobre o futuro da IA.

Se os procuradores-gerais de Delaware e da Califórnia — que decidirão a reestruturação da OpenAI — considerarem a oferta de Musk como uma boa medida do valor justo de mercado da organização sem fins lucrativos da OpenAI, podem forçar a organização com fins lucrativos a dar aos ofertantes uma participação acionária de pelo menos US$ 97 bilhões. O que significa que outros investidores da OpenAI, como a Microsoft, seriam bastante diluídos. Isso assustaria outros potenciais investidores e aumentaria o custo de capital da OpenAI — um resultado nada ruim para Musk, que está tentando alcançar a OpenAI com sua própria empresa, a xAI.

Mais assustador para os investidores é a perspectiva de uma guerra de lances, caso a organização sem fins lucrativos topar estar aberta a lances de outras partes, explicam jornalistas do The Information. Em um comunicado à imprensa, o advogado de Musk, Marc Toberoff, disse que o bilionário e seus investidores estão preparados para igualar ou exceder lances maiores.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Estamos diante da tentativa de trolagem mais cara da história ou de uma jogada desesperada para impedir que a OpenAI se torne a campeã de IA dos Estados Unidos? Se você tivesse que escolher entre Sam Altman e Elon Musk como a melhor pessoa para tocar a OpenAI, quem escolheria?

Algumas batalhas podem ser vencidas sem um talão de cheque.

Agentes de IA viram motor estratégico e reescrevem o manual das empresas

Inteligência Artificial

Agentes de IA viram motor estratégico e reescrevem o manual das empre...

Os agentes de IA saem da fase experimental e assumem o papel de motor estratégico das empresas, exigindo novas métricas, requalificação e foco em inclusão digital

IA avança fora das empresas, mas trava dentro dos escritórios

Inteligência Artificial

IA avança fora das empresas, mas trava dentro dos escritórios

Apesar do uso pessoal elevado, o uso de IA dentro das empresas estagnou em 51%. Estudo global do BCG mostra que treinamento, ferramentas e apoio da liderança são cruciais para capturar valor e reduzir o medo da substituição por máquina...

Por dentro da transformação AI-First na Evertec + Sinqia

Inteligência Artificial

Por dentro da transformação AI-First na Evertec + Sinqia

Se você está tentando descobrir como tornar a IA uma parte essencial do DNA da sua empresa, em vez de apenas mais uma iniciativa tecnológica, esta conversa oferece um modelo viável.

Na berlinda, o rumo à superinteligência

Inteligência Artificial

Na berlinda, o rumo à superinteligência

A Apple diz que os LLMs não conseguem realmente raciocinar, enquanto Sam Altman declara que a "singularidade suave" será inevitável até 2030. Quem tem razão?

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para direcionar”

Inteligência Artificial

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para d...

Em entrevista à The Shift, Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil, defende que a IA não é só uma tecnologia, mas uma transformação estrutural que exige experimentação, letramento no topo e uma nova forma de liderar

Indicadores para medir a IA em termos humanos

Inteligência Artificial

Indicadores para medir a IA em termos humanos

Em meio a tantas promessas e exageros sobre o que a Inteligência Artificial pode fazer, o índice da OCDE é ferramenta valiosa para a tomada de decisões informada, separando o hype da realidade.