Desde 2024, o valor agregado dos ecossistemas de startups caiu 31%, refletindo uma desaceleração no volume de investimentos, no número de saídas (exits) e na reciclagem de capital. De acordo com o relatório “Global Startup Ecosystem Report 2025” (GSER), produzido pela Startup Genome, que analisou dados de mais de 5 milhões de startups em 350 ecossistemas ao redor do mundo, a mediana de redução do valor dos 20 maiores ecossistemas foi de 24%.
Apesar da retração, desde 2019, o crescimento anual composto do valor dos ecossistemas ainda é de 11%, quase quatro vezes mais rápido que o crescimento médio das economias globais. Entre os fatores de retração estão a queda nos investimentos em estágios iniciais (Seed e Série A), que diminuíram mais de 60% desde o pico de 2021, e um colapso nas grandes saídas (exits acima de US$ 50 milhões), que encolheram 40% globalmente.
Como outros relatórios já haviam apontado, a Inteligência Artificial (IA) é hoje o setor que mais cresce no ecossistema global de startups:
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Conheça as aplicações estratégicas dessa tecnologia que une IA e dados geoespaciais
Apesar do aumento no número de negócios circulares entre 2018 e 2023, o capital global ainda privilegia modelos lineares. O estudo da Circle Economy revela os gargalos financeiros e aponta caminhos para destravar o investimento em soluç�...
E se sua IA argumentasse, duvidasse e mudasse de ideia a partir da troca de ideias e do feedback de outras IAs? Todas debatendo, depurando, deliberando. É a proposta da Microsoft.
Promover o empreendedorismo feminino é, mais do que uma agenda de equidade de gênero, uma estratégia de impacto coletivo, escreve Rebecca Fischer, cofundadora da fintech brasileira Divibank
Relatório do IMD revela que competitividade depende de prontidão digital, resiliência e políticas estratégicas em um cenário global marcado por inflação, protecionismo e polarização.
Mais da metade dos CEOs aposta na criação de novos negócios como motor de crescimento. O modelo de venture factory oferece velocidade, escalabilidade e eficiência para transformar ideias em negócios lucrativos — e pode gerar até 12...
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso