s
ACATE, Centro de Inovação em Florianópolis (Crédito: Divulgação)
INOVAÇÃO

Brasil sente retração, mas IA abre caminho para hubs de startups como Recife e Florianópolis

O valor global dos ecossistemas de startups caiu 31% desde 2024. Para o Brasil, a adoção de IA, fortalecimento do capital local e foco em inovação aplicada são caminhos para evitar ficar para trás, segundo o Global Startup Ecosystem Report 2025

Desde 2024, o valor agregado dos ecossistemas de startups caiu 31%, refletindo uma desaceleração no volume de investimentos, no número de saídas (exits) e na reciclagem de capital. De acordo com o relatório “Global Startup Ecosystem Report 2025” (GSER), produzido pela Startup Genome, que analisou dados de mais de 5 milhões de startups em 350 ecossistemas ao redor do mundo, a mediana de redução do valor dos 20 maiores ecossistemas foi de 24%. 

Apesar da retração, desde 2019, o crescimento anual composto do valor dos ecossistemas ainda é de 11%, quase quatro vezes mais rápido que o crescimento médio das economias globais. Entre os fatores de retração estão a queda nos investimentos em estágios iniciais (Seed e Série A), que diminuíram mais de 60% desde o pico de 2021, e um colapso nas grandes saídas (exits acima de US$ 50 milhões), que encolheram 40% globalmente.

Como outros relatórios já haviam apontado, a Inteligência Artificial (IA) é hoje o setor que mais cresce no ecossistema global de startups:

  • Startups de IA e Big Data receberam 40% de todo o investimento de venture capital em 2024, contra 26% em 2021.
  • O crescimento dos investimentos em IA foi de 33% apenas no último ano, superando qualquer outro setor.
  • Ecossistemas como Paris, Delhi, Istambul e San Diego dobraram o número de startups nativas de IA entre 2021 e 2024. Já Toronto, Shenzhen, Xangai e Mumbai viram o financiamento para IA crescer mais de 10 vezes no período.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inovação

Inovação

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inov...

Com o pacto nacional de indicadores, a nova Lei do Bem e a ciência aberta, o país constrói a infraestrutura invisível que transforma dados em decisão.

Inovação agora é gestão de capital

Inovação

Inovação agora é gestão de capital

Estudo mostra que a inovação deixou de ser privilégio de quem tem grana para se tornar disciplina de quem tem clareza. Experimentar custa menos. Escalar custa mais.

Deep techs na América Latina: ambição global, desafios locais

Inteligência Artificial

Deep techs na América Latina: ambição global, desafios locais

Mesmo com talento e ciência de ponta, a América Latina ainda enfrenta barreiras como pouco investimento e falta de ambição global para escalar suas deep techs. Brasil é destaque, mas falta paciência dos investidores

Europa entra em modo execução com startups mais rápidas e técnicas

Startups

Europa entra em modo execução com startups mais rápidas e técnicas

Com IA e founders técnicos, startups europeias desafiam os EUA na velocidade de crescimento e criam unicórnios em tempo recorde

Indústria puxa boom dos edifícios inteligentes até 2030

Inovação

Indústria puxa boom dos edifícios inteligentes até 2030

Fábricas e data centers impulsionam crescimento global de smart buildings em busca de eficiência e sustentabilidade

Computação Quântica: cenários e estratégias até 2030

Inovação

Computação Quântica: cenários e estratégias até 2030

Relatórios do MIT e da Deloitte projetam cenários possíveis até 2030, destacando talentos, ecossistemas e estratégias para empresas, governos e investidores