s
SUSTENTABILIDADE

Doze tecnologias climáticas indispensáveis

Em ritmo de COP28, resumimos um novo relatório da McKinsey, a ser lançado em 2024, sobre as tecnologias mandatórias para chegarmos às metas net-zero e à redução do aquecimento global.

Tecnologias climáticas necessárias para alcançar uma descarbonização profunda já existem. O desafio agora é acelerar a inovação e a expansão para aumentar significativamente a adoção. Doze dessas tecnologias podem ajudar a obter cerca de 90% da redução total necessária até 2050, mas apenas 10% estão comercialmente maduras, conforme a prévia de um relatório que a McKinsey planeja publicar só em 2024. Outras 45% estão comercialmente disponíveis, mas necessitam reduções expressivas de custos para se tornarem competitivas.

A prioridade, portanto, éidentificar, compreender e priorizar mecanismos de expansão técnica e comercial de baterias, bombas de calor, hidrogênio, combustíveis sustentáveis e por aí vai... O gráfico abaixo mostra a aplicação (residencial, industrial ou de mobilidade) e o grau de maturidade de cada uma. Clique para aumentar no browser.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Sustentabilidade corporativa avança: 91% do mercado global já divulga dados ESG

Tendências

Sustentabilidade corporativa avança: 91% do mercado global já divulg...

Estudo revela que a sustentabilidade corporativa ganhou força, mas ainda há dependência de modelos estimativos e falta padronização entre países e setores

O digital é frágil. Fingir que não é custa caro

Sustentabilidade

O digital é frágil. Fingir que não é custa caro

A falha de DNS que tirou a AWS do ar por 15 horas lembrou ao mundo que a nuvem é poderosa, mas não infalível. O futuro pertence a quem investe em resiliência e projeta para o fracasso.

Indústria puxa boom dos edifícios inteligentes até 2030

Inovação

Indústria puxa boom dos edifícios inteligentes até 2030

Fábricas e data centers impulsionam crescimento global de smart buildings em busca de eficiência e sustentabilidade

Para onde está indo o dinheiro da economia circular?

Tendências

Para onde está indo o dinheiro da economia circular?

Apesar do aumento no número de negócios circulares entre 2018 e 2023, o capital global ainda privilegia modelos lineares. O estudo da Circle Economy revela os gargalos financeiros e aponta caminhos para destravar o investimento em soluç�...

Competitividade em 2025: digitalização, resiliência e desafios do Brasil

Inovação

Competitividade em 2025: digitalização, resiliência e desafios do B...

Relatório do IMD revela que competitividade depende de prontidão digital, resiliência e políticas estratégicas em um cenário global marcado por inflação, protecionismo e polarização.

Transição energética: os avanços, os gargalos e o papel do Brasil

Tendências

Transição energética: os avanços, os gargalos e o papel do Brasil

Apesar do avanço em investimentos e regulação, a transição energética global segue desequilibrada e aquém das metas climáticas. Estudo do Fórum Econômico Mundial destaca onde estamos, quem lidera, o que trava o progresso – e o p...