s
TENDÊNCIAS

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Relatório aponta tendências que merecem um olhar atento da parte da iniciativa privada e do setor público. Na lista há velhos conhecidos como DeFi, e coisas revolucionárias, como upcycling.

Impressão em nanoescala, biomateriais, combustíveis sintéticos, baterias ecológicas, desvalorização dos dados e limitação de sua aplicação prática, robôs autônomos... tudo isso, e muito mais, moldará o futuro próximo na visão da Dubai Future Foundation, que acaba de publicar seu segundo relatório de Megatendências, durante a Cúpula Mundial de Governos (WGS).

O relatório trata de identificar oportunidades com grande potencial para moldar e fortalecer parcerias locais e internacionais, impulsionar mudanças positivas em setores governamentais, econômicos, ambientais e sociais, e superar desafios atuais e futuros. "O desenvolvimento contínuo e a mudança radical que testemunhamos exigem que pensemos cuidadosamente sobre o futuro que aspiramos. Se compreendermos estas tendências, seremos capazes de concretizar novas oportunidades e implementar ferramentas, competências e capacidades em diversas áreas", diz o CEO Khalfan Belhoul.

Entre as megatendências apontadas há conceitos que podem ser novos para alguns, mas que devem moldar nosso futuro imediato, como "upcycling", muitos velhos conhecidos como DeFi, dApps, etc e algumas apostas ousadas, como a da economia fluida e a de dados multidimensionais.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O futuro do dinheiro entra em fase operacional

Tendências

O futuro do dinheiro entra em fase operacional

Pagamentos agênticos e dinheiro programável deixam de ser conceito e passam a redefinir eficiência operacional e risco no sistema financeiro.

Futuro do trabalho: IA redistribui o valor da produtividade individual para coletiva

Tendências

Futuro do trabalho: IA redistribui o valor da produtividade individual...

Da economia do desalinhamento de habilidades à produtividade coletiva e ao Human Performance Reset, os dados mostram como a Inteligência Artificial está mudando o que realmente importa no trabalho

Apple e Google: o acordo que redesenha a IA de consumo

Inteligência Artificial

Apple e Google: o acordo que redesenha a IA de consumo

Mais do que acelerar a Siri, a parceria reorganiza poder quando a IA deixa de ser recurso e vira infraestrutura.

Quando vender virou uma questão de “vibe”

Inteligência Artificial

Quando vender virou uma questão de “vibe”

Ou como a Vibe Selling saiu do discurso motivacional e começou a se transformar em infraestrutura de IA para vendas

Por que a IA ainda não gera inovação nas empresas e como a experimentação estruturada muda esse jogo

Inovação

Por que a IA ainda não gera inovação nas empresas e como a experime...

Estudo global da Mastercard e Forrester mostra que, sem experimentação estruturada, a IA amplia riscos, trava decisões e não se traduz em vantagem competitiva

Quatro futuros possíveis para o trabalho na era da IA até 2030

Tendências

Quatro futuros possíveis para o trabalho na era da IA até 2030

Estudo do Fórum Econômico Mundial mostra como a combinação entre avanço da IA e preparo da força de trabalho pode levar à prosperidade ou à frustração econômica