Uma lei aprovada recentemente na cidade de Nova York passou a exigir auditorias em sistemas de contratação baseados em IA. E por um bom motivo. Esses sistemas falham com frequência e os vieses são quase sempre os maiores culpados. A exigência regulatório tem feito todos procurarem saber mais sobre auditoria de IA.
Quando funcionam bem, essas auditorias nos permitem verificar com segurança o desempenho de um sistema e descobrir como mitigar qualquer possível viés ou dano, já que cobrem também aspectos de segurança e danos à privacidade de dados. A esperança é que, ao fazer esse tipo de auditoria em diferentes sistemas de IA, sejamos mais capazes de erradicar problemas e ter uma conversa mais ampla sobre como os sistemas de IA estão afetando nossas vidas.
Empresas como a BLDS e a QuantUniversity vêm realizando auditorias de modelos de IA há algum tempo. Mais recentemente, outras empresas ingressaram nesse mercado, como a ORCAA, a Parity, a babl e o escritório de advocacia BNH.AI.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Agentes autônomos desafiam o manual do SaaS e expõem a batalha entre ROI, narrativas de valor e dumping algorítmico.
De IA a inclusão financeira, a região prepara salto de eficiência — com o Brasil na linha de frente
Apesar da popularização das ferramentas de IA, ainda falta clareza, políticas e treinamento. O uso incorreto expõe empresas a riscos e desperdícios de potencial.
Apesar da adoção de IA, pilotos no setor ainda focam em tarefas simples, longe de impactar modelos operacionais
Enquanto EUA e China aceleram, o Brasil patina: apenas 8 patentes de IA concedidas em cinco anos
Como contestamos algo que nunca autorizamos — mas que soa exatamente como cada um de nós? Até onde vai nossa autonomia, quando nossa “alma digital” continua agindo mesmo offline?
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso