Uma lei aprovada recentemente na cidade de Nova York passou a exigir auditorias em sistemas de contratação baseados em IA. E por um bom motivo. Esses sistemas falham com frequência e os vieses são quase sempre os maiores culpados. A exigência regulatório tem feito todos procurarem saber mais sobre auditoria de IA.
Quando funcionam bem, essas auditorias nos permitem verificar com segurança o desempenho de um sistema e descobrir como mitigar qualquer possível viés ou dano, já que cobrem também aspectos de segurança e danos à privacidade de dados. A esperança é que, ao fazer esse tipo de auditoria em diferentes sistemas de IA, sejamos mais capazes de erradicar problemas e ter uma conversa mais ampla sobre como os sistemas de IA estão afetando nossas vidas.
Empresas como a BLDS e a QuantUniversity vêm realizando auditorias de modelos de IA há algum tempo. Mais recentemente, outras empresas ingressaram nesse mercado, como a ORCAA, a Parity, a babl e o escritório de advocacia BNH.AI.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
A entrada da Inteligência Artificial Agêntica no e-commerce transforma a jornada de compra, redefine a competição entre marketplaces e inaugura a verdadeira personalização
Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.
Mais seguro, mais barato e com novos truques agênticos, modelo continua longe da AGI e leva OpenAI a enfrentar críticas no lançamento.
Enquanto a IA avança, a amnésia digital dos modelos permanece um gargalo. Mas soluções já estão surgindo — de cofres pessoais de memória a plugins especializados.
Deepfakes e phishing por IA estão entre os principais vetores. Violação com IA encurta tempo e amplia escala de ataque
Relatório da IBM mostra que o custo médio é de R$ 7,19 milhões por violação. Mais de 60% das empresas não têm política de uso e uma em cada 6 violações usam IA para atacar organizações
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso