s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Desafios da união entre IA e Blockchain

Tema de conversas e polêmicas constantes entre especialistas, vem sendo acalentado por gente de peso no ecossistema cripto, como Vitalik Buterin. Há riscos. E não são poucos.

Quando unimos duas tecnologias poderosas como IA e blockchain, o que podemos esperar? Faz praticamente um ano que o assunto vem sendo discutido. Afinal, IA e Cripto são as duas principais tendências tecnológicas (de software) da última década, e parece que deve haver algum tipo de conexão entre as duas. É fácil encontrar sinergias: a descentralização do blockchain pode equilibrar a centralização da IA; a IA é opaca e o blockchain traz transparência; a IA precisa de dados e os blockchains são bons para armazenar e rastrear dados. Tudo isso é superficial, opina Vitalik Buterin, o cérebro por trás da Ethereum.

O moço resolveu se pronunciar pela primeira vez a respeito da promissora aliança entre as duas tecnologias. E embora consiga enxergar caminhos para inovações revolucionárias, alerta que qualquer convergência exigirá uma dose extra de cautela para garantir adoção e confiança. Segundo ele, riscos associados à segurança e à transparência, vão requerer medidas de proteção robustas. "Vale a pena agir com cuidado”, especialmente ao implantar novos aplicativos em contextos de alto valor e alto risco.

O olhar de Buterin enxerga a descentralização cripto e a centralização da IA se equilibrando nas sete camadas nas quais a interseção poderá ocorrer: propriedade dos dados, transparência, redução de custos, monetização, inclusão, inovação e concorrência. Muito por conta das diferenças e dos fundamentos de centralização e descentralização.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

IA Neurosimbólica: uma virada estratégica

Inteligência Artificial

IA Neurosimbólica: uma virada estratégica

A promessa é aumentar transparência, explicabilidade e eficiência, reduzir custos e criar fluxos inteligentes em escala.

IA Agêntica transforma operações contra crimes financeiros

Inteligência Artificial

IA Agêntica transforma operações contra crimes financeiros

Relatório da McKinsey mostra como IA Analítica, Generativa e Agêntica podem transformar o combate a crimes financeiros, elevando eficiência e produtividade

IA Agêntica redefine o e-commerce e inaugura nova era do consumo digital

Inteligência Artificial

IA Agêntica redefine o e-commerce e inaugura nova era do consumo digi...

A entrada da Inteligência Artificial Agêntica no e-commerce transforma a jornada de compra, redefine a competição entre marketplaces e inaugura a verdadeira personalização

Chega de hype: a IA tem que entregar

Inteligência Artificial

Chega de hype: a IA tem que entregar

Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.

GPT-5: evolução, não revolução

Inteligência Artificial

GPT-5: evolução, não revolução

Mais seguro, mais barato e com novos truques agênticos, modelo continua longe da AGI e leva OpenAI a enfrentar críticas no lançamento.

Como a verdadeira tokenização, “nativa”, pode transformar o mercado de capitais brasileiro

Blockchain

Como a verdadeira tokenização, “nativa”, pode transformar o merc...

A verdadeira revolução blockchain no mercado de capitais brasileiro virá da criação de novos paradigmas onde ativos nascem e vivem no ambiente digital, escreve Gabriel Braga, da VERT Capital

Por Gabriel Braga * - especial para The Shift