Só no ano passado, 13 empresas de capital aberto lançaram unidades de Corporate Venture Capital no país, com um valor somado para investimento em startups de R$ 3,04 bilhões. Isso é 4,3 vezes o número de 2019, e representa um crescimento de 62,5% sobre 2021. Se não for abusar do "lugar-comum", a pandemia fez sua mágica também aqui: entre 2020 e 2022, a soma de novas CVCs entre as empresas listadas em bolsa é 27.
Os números foram incluídos na pesquisa Corporate Venture Capital Brasil 2022, realizada pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) com o apoio da EloGroup, Fundação Dom Cabral (FDC), Wayra Brasil, Vivo Ventures, Global Corporate Venturing (GCV) e ApexBrasil.
A pesquisa é uma evolução do estudo sobre 2021 e passa agora a ser anual. Um dos motivos é um claro movimento de sprint de CVCs no mercado brasileiro, que acelerou em 2020 a 2022, e não deve esmorecer, porque não foram apenas as empresas listadas em bolsa a entrar na corrente:
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Estão entrando com mais smart money, enquanto os VCs estão segurando a grana
Isso Manoel Suhet, CEO da bTd Travels, sabe bem. A concierge de viagens de alto luxo pivotou durante a pandemia para explorar o mercado de voos a bordo de jatos privados
Startups brasileiras e latino-americanas receberam menos aportes em 2022, mas continuaram prosperando com apoio do Corporate Venture Capital, aponta estudo da McKinsey
Banco privilegiará empreendimentos e startups com soluções dirigidas às mulheres na fase de classificação
Colaborações com startups pode gerar até 17% mais receita para as incumbentes, confirma MIT CISR
Com o aumento dos hubs de inovação ao redor do mundo, vem havendo uma diluição do seu impacto. É possível reverter essa tendência?
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso