s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Custo é o maior obstáculo à adoção da IA no Brasil

Supera inclusive as dificuldades em integrar e dimensionar projetos, a complexidade de dados e a escassez de habilidades e experiência, revela estudo da IBM

Preços altos são apontados como a principal barreira para a adoção da Inteligência Artificial entre empresas no Brasil, superando as dificuldades em integrar e dimensionar projetos, a complexidade de dados e a escassez de habilidades e experiência, conforme a edição 2022 do estudo “GlobaI AI Adoption Index, da IBM e da Morning Consult. Ainda assim, o percentual de empresas que já implementaram ativamente a IA em seus negócios aqui no Brasil supera a média global: 41% contra 34%.

Participaram do estudo 7.502 tomadores de decisão de negócios sênior em 19 países. Entre os principais impulsionadores da adoção da tecnologia nesse universo estão avanços que estão tornando a IA mais acessível às empresas. Mas a automação de tarefas e a redução de custos também aparecem entre os motivos mais citados, inclusive no Brasil, onde a crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão continua a ter um peso grande.

No geral, as empresas também estão aplicando a IA a desafios mais abrangentes, com maior impacto social e ambiental, por exemplo, como os relacionados às metas ESG. Dois terços delas, no universo global, já estão ou planejam aplicar a IA às suas metas relacionadas à sustentabilidade. No Brasil, 66% dos profissionais estão implementando IA para acelerar suas iniciativas ESG.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

É hora de usar KPIs inteligentes 

Inteligência Artificial

É hora de usar KPIs inteligentes 

O que os KPIs têm a ganhar com a IA? Muito, segundo mais dados do estudo do BCG e da MIT Sloan Review. A começar pelo fato de que passam a olhar para frente, em vez de medir o passado.

A corrida da IA no text-to-video

Inteligência Artificial

A corrida da IA no text-to-video

Nas últimas semanas, OpenAI e o Google revelaram novos modelos e recursos impressionantes, a um ritmo alucinante, cada um deles ampliando os limites do que a IA pode fazer.

Jovens Z encaram a IA sem medo de ser felizes

Inteligência Artificial

Jovens Z encaram a IA sem medo de ser felizes

Os zoomers enxergam a Inteligência Artificial como uma "segunda natureza" e o domínio das ferramentas disponíveis como uma vantagem profissional.

Desafios da união entre IA e Blockchain

Inteligência Artificial

Desafios da união entre IA e Blockchain

Tema de conversas e polêmicas constantes entre especialistas, vem sendo acalentado por gente de peso no ecossistema cripto, como Vitalik Buterin. Há riscos. E não são poucos.

IA tem tudo a ver com pessoas

Inteligência Artificial

IA tem tudo a ver com pessoas

Apesar do hype da IA Generativa é preciso considerar como a tecnologia pode ser utilizada de forma eficiente, valorizando a força de trabalho, revela estudo recente do IBM IBV.

2024 fora da caixa

Inteligência Artificial

2024 fora da caixa

Namoradas de IA. LLMs de bolso. Operações sustentáveis ​​de IA. Agentes autônomos. IA multimodal. Tudo isso e mais um pouco aparece nas previsões da CB Insights