Preços altos são apontados como a principal barreira para a adoção da Inteligência Artificial entre empresas no Brasil, superando as dificuldades em integrar e dimensionar projetos, a complexidade de dados e a escassez de habilidades e experiência, conforme a edição 2022 do estudo “GlobaI AI Adoption Index”, da IBM e da Morning Consult. Ainda assim, o percentual de empresas que já implementaram ativamente a IA em seus negócios aqui no Brasil supera a média global: 41% contra 34%.
Participaram do estudo 7.502 tomadores de decisão de negócios sênior em 19 países. Entre os principais impulsionadores da adoção da tecnologia nesse universo estão avanços que estão tornando a IA mais acessível às empresas. Mas a automação de tarefas e a redução de custos também aparecem entre os motivos mais citados, inclusive no Brasil, onde a crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão continua a ter um peso grande.
No geral, as empresas também estão aplicando a IA a desafios mais abrangentes, com maior impacto social e ambiental, por exemplo, como os relacionados às metas ESG. Dois terços delas, no universo global, já estão ou planejam aplicar a IA às suas metas relacionadas à sustentabilidade. No Brasil, 66% dos profissionais estão implementando IA para acelerar suas iniciativas ESG.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
O lançamento mais secreto da OpenAI, marcando sua transição de laboratório sem fins lucrativos para empresa de tecnologia com fins lucrativos.
A resposta mais simples a essa pergunta é não sabermos claramente para o quê, quando e como usá-la. E, ainda assim, decidirmos usá-la. Especialmente diante do hype em torno da IA Generativa
Startups data guardians crescem e são foco de interesse das organizações para solucionar os problemas de qualidade e integridade de dados
Formalizar declarações matemáticas na linguagem do código do computador pode ajudar Inteligência Artificial a desenvolver habilidades de raciocínio
Até o cofundador da OpenAI, Sam Altman, reconhece que embora seja tentador avançar rapidamente, a sociedade precisa de tempo para se adaptar a algo tão grande.
Quando unimos duas tecnologias poderosas como IA e blockchain, o que podemos esperar? Aumento da velocidade na consulta de dados, insights mais acionáveis, aplicações de IoT, metaverso.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso