s
Para a sociedade civil, existe um receio de que as Big Techs controlem a Inteligência Artificial Crédito: Pixabay
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Cuidado com termos como “IA para Todos”

Para a sociedade civil, existe um receio de que as Big Techs controlem a Inteligência Artificial

"IA para todos" e "democratização da IA" são termos da moda em Inteligência Artificial. Mas podem ter significados diferentes para grupos diferentes. Geralmente, há uma divisão bidirecional.

Comercialmente, esses termos se referem ao esforço para desenvolver e lançar novas ferramentas de hardware e software que ampliem o desenvolvimento e a inovação para grupos que vão além dos cientistas de dados e autores de algoritmos. Para a sociedade civil, no entanto, refletem as preocupações de que a IA seja dominada e dirigida por algumas empresas muito grandes — normalmente as Big Techs e suas contrapartidas chinesas Tencent e Alibaba.

Mas há um ponto de interseção entre os dois significados, bastante claro em uma fala recente de Kevin Scott, vice-presidente executivo de Tecnologia e Pesquisa da Microsoft: "O que nós precisamos fazer com a IA agora é tentar reduzir drasticamente aquele período em que a IA é tão difícil de fazer que apenas um punhado de pessoas pode fazer". Quem ousaria discordar?

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O J.A.R.V.I.S. está mais próximo

Inteligência Artificial

O J.A.R.V.I.S. está mais próximo

Os lançamentos do GPT-4o da OpenAi e o Project Astra do Google mostram que as inteligências artificiais vistas no cinema estão cada vez mais próximas da realidade.

O BYOAI já está entre nós

Inteligência Artificial

O BYOAI já está entre nós

Os colaboradores estão cada vez mais utilizando ferramentas de inteligência artificial no trabalho por conta própria, revela estudo da Microsoft.

Modelos de linguagem têm limite?

Inteligência Artificial

Modelos de linguagem têm limite?

O lançamento do Phi-3 e do Snowflake Arctic mostra como os novos modelos de linguagem estão cada vez mais avançados.

LLMs autoevolutivos avançam

Inteligência Artificial

LLMs autoevolutivos avançam

E se os grandes modelos de linguagem pudessem aprender com as próprias experiências, sem intervenção humana? Essa é uma área de pesquisa promissora, mas há obstáculos a superar.

A IA matará a Web?

Inteligência Artificial

A IA matará a Web?

O que está em jogo quando o excesso de conteúdo sintético se encontra com os LLMOs, mecanismos de otimização de conteúdos para busca alimentada IA?

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Inteligência Artificial

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Testemunhamos hoje o surgimento da força de trabalho de IA, unindo habilidades humanas com software. Sua chegada provocará mudanças nos empregos, mas trará oportunidades para startups.