A convergência tecnológica está redesenhando a paisagem econômica, social e política global. A interação entre tecnologias emergentes – como Inteligência Artificial, Computação Quântica, Biotecnologia, Robótica, Blockchain, entre outras – está acelerando a criação de novos modelos de negócio, produtos e soluções para desafios sistêmicos. Segundo um relatório recém-publicado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), 81% dos líderes de organizações acreditam que a convergência tecnológica será crítica para suas estratégias nos próximos cinco anos.
Convergência tecnológica é o processo pelo qual diferentes tecnologias emergentes interagem de forma coordenada, criando soluções que vão além da capacidade individual de cada uma. Um exemplo prático é a combinação de IA e Biotecnologia na aceleração do desenvolvimento de vacinas personalizadas, ou o uso conjunto de blockchain e Internet das Coisas (IoT) para rastrear cadeias de suprimento com maior segurança e transparência. O estudo entrevistou mais de 300 lideranças e contou com workshops com especialistas, líderes industriais, formuladores de políticas e acadêmicos.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o potencial econômico da convergência tecnológica é exponencial. Embora os relatórios ainda não quantifiquem com precisão o valor global deste fenômeno, algumas estimativas já dão uma ideia de sua magnitude:
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Apesar da popularização das ferramentas de IA, ainda falta clareza, políticas e treinamento. O uso incorreto expõe empresas a riscos e desperdícios de potencial.
Lacunas de habilidades já impactam inovação, expansão e receita. Estudo da Skillsoft revela o que impede empresas de crescer – e como a IA pode ser aliada na solução
Apesar da adoção de IA, pilotos no setor ainda focam em tarefas simples, longe de impactar modelos operacionais
Enquanto EUA e China aceleram, o Brasil patina: apenas 8 patentes de IA concedidas em cinco anos
Como contestamos algo que nunca autorizamos — mas que soa exatamente como cada um de nós? Até onde vai nossa autonomia, quando nossa “alma digital” continua agindo mesmo offline?
Relatórios mostram que empresas erram em 56% das vezes ao prever quem vai progredir. Falta clareza, método e reconhecimento no desenvolvimento de talentos
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso