s
Cartaz do documentário Alpha Go - The Movie, que aborda como a IA derrotou um mestre sul-coreano do jogo Go Crédito: Divulgação
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Como a IA derrotou um mestre de Go

O Go é talvez o jogo de tabuleiro mais difícil de ser aprendido por um computador, mas ao retratar o confronto homem versus máquina, este filme conta também outra história

O aclamado documentário AlphaGo – The Movie , da DeepMind, sobre como a IA enfrentou e derrotou o mestre sul-coreano Lee Seedol, provou ser um grande sucesso entre pesquisadores de IA e aficionados do Go. Agora, ele está no YouTube, mais acessível que nunca.

O filme de 90 minutos foi feito em 2017, um ano após o AlphaGo vencer Lee Seedol, e foi exibido naquele ano em festivais de cinema e sessões especiais, ganhando muitos prêmios.

O Go é talvez o jogo de tabuleiro mais difícil de ser aprendido por um computador, por combinar estratégia e raciocínio espacial. Há muito tempo era considerado um grande desafio para a inteligência artificial. Mas após cinco partidas, e contra as expectativas de todos os especialistas, o placar foi AlphaGo 4: Lee Sedol 1. Só que essa não é a história que o filme conta. Em vez disso, concentra-se na derrota da humanidade.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

E mesmo tendo aposentado o AlphaGo, a DeepMind tem feito bom proveito das tecnologias que desenvolveu graças ao jogo, desenvolvendo algoritmos avançados em geral que podem um dia ajudar cientistas a superar alguns dos nossos problemas mais complexos, como encontrar novas curas para doenças.

Assista ao documentário Alpha Go – The Movie.

Um tutor digital para cada pessoa.

Inteligência Artificial

Um tutor digital para cada pessoa.

A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.

Modelos demais, valor de menos

Inteligência Artificial

Modelos demais, valor de menos

Em 2026, o maior risco de IA pode ser o excesso de modelos e a ausência de integração. O contexto se perde. E o ROI também.

A monetização via anúncios chegou às buscas de IA

Inteligência Artificial

A monetização via anúncios chegou às buscas de IA

O desafio agora é manter neutralidade e valor estratégico em um ambiente que tende à manipulação invisível.

Martech 2026 provoca CEOs e boards

Inteligência Artificial

Martech 2026 provoca CEOs e boards

Ano que vem, os agentes assumirão a jornada de Marketing. Os Agents of Customers já começam a mudar CAC, margem e previsibilidade. Ignorá-los custará caro.

A corrida da IA é vencida (ou perdida) na camada de dados

Inteligência Artificial

A corrida da IA é vencida (ou perdida) na camada de dados

Relatórios da IBM e da Deloitte apontam na mesma direção: empresas só extraem valor de IA quando CDOs garantem governança, integração e métricas consistentes para os dados.

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro híbrido entre humanos e IA

Inteligência Artificial

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro h...

Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos