s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CEO da OpenAI vai a Washington

Sam Altman disse aos senadores americanos que é preciso criar regulamentos e licenças para sistemas de Inteligência Artificial

“Meu maior medo é que causemos danos significativos ao mundo”, disse o CEO da OpenAI, Sam Altman, aos congressistas americanos. “Esta é sua chance de nos dizer como fazer isso direito. Por favor, use-a. Fale em inglês simples e diga quais regras implementar”, pediu um dos senadores. E foi o que Altman fez, em clima ameno e colaborativo.

Não é comum ver lideranças pedindo aos legisladores que criem “requisitos de licenciamento ou registro” para os mercados de atuação de suas empresas. CEOs geralmente reclamam que os regulamentos prejudicam a competitividade, reduzem os lucros e matam empregos.  Até por isso, a presença do CEO da OpenAI, Sam Altman, ontem, no Senado dos EUA (depois de um aconchegante jantar “educativo” com políticos na noite anterior) tenha chamado tanta atenção.

Altman praticamente rogou ao Congresso americano que aprove padrões de licenciamento e segurança para sistemas avançados de IA. E defendeu a criação de uma agência governamental internacional, nos moldes da Agência Internacional de Energia Atômica, para criação de regulamentos globais que lidem com os riscos associados a sistemas de IA cada vez mais poderosos. “Essa é uma tecnologia que devemos tratar com esse nível de seriedade”, disse a um grupo de repórteres após a audiência.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Inteligência Artificial: 1 a cada 3 dólares de venture capital vai para a tecnologia

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial: 1 a cada 3 dólares de venture capital vai p...

Um terço do dinheiro investido por venture capital em startups globais, este ano, foi para empreendimentos de IA, segundo o relatório recém-publicado pelo CB Insights.

IA Vertical: o que é e como gerar valor

Inteligência Artificial

IA Vertical: o que é e como gerar valor

A Inteligência Artificial Vertical (AI Vertical) já está presente, oferecendo soluções especializadas em diversos setores, criando novas oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Agentes, o eldorado da IA corporativa

Inteligência Artificial

Agentes, o eldorado da IA corporativa

A revolução da Inteligência Artificial tem o potencial de elevar a eficiência corporativa, integrando grandes modelos de linguagem com dados e interfaces de usuário para transformar o modo como trabalhamos.

A influência da CoT e de seus sucessores para os LLMs

Inteligência Artificial

A influência da CoT e de seus sucessores para os LLMs

A técnica Chain of Thought (CoT) se tornou uma das bases para chegarmos a uma IA que consegue raciocinar como os humanos. Entenda.

Em busca da IA prática

Inteligência Artificial

Em busca da IA prática

A indústria de IA trabalha em modelos cada vez maiores, mas enfrenta questões sobre custos, eficiência e propósito. Para que continuar criando modelos gigantescos? Não seria o caso mudar o foco para modelos menores e mais úteis?

IA Segura: sonho ou nosso pior pesadelo?

Inteligência Artificial

IA Segura: sonho ou nosso pior pesadelo?

Estudos da IBM e da EY revelam o que é preciso fazer para navegar pelos perigos com segurança e na velocidade que fará a diferença entre tornar a tecnologia uma vantagem competitiva para a organização.