s
Crédito: Pixabay
SEGURANÇA

LGPD entra em vigor. E a Autoridade de Proteção de Dados?

As organizações já deveriam estar pensando em dar um foco enorme para o cumprimento dos direitos dos cidadãos

Por Cristina De Luca 16/09/2020

Não é sopa de letrinhas. E se você não faz a mínima ideia do significado dessas siglas, melhor correr.  Na quarta-feira, 26/8, ao aprovar o PLV 34/2020, derivado da MP 959, o Senado decidiu não adiar mais  a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A lei entrará em vigor nos próximos 15 dias, a depender do tempo que a Presidência da República levará para sancionar o PLV 34. E ainda não se sabe ao certo se de forma retroativa ao dia 16 de agosto, data de vigência prevista em seu texto.

Muito criticado por ainda não ter estruturado a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), responsável pela regulamentação e fiscalização da lei, o governo federal publica hoje, no Diário Oficial da União, um decreto definindo a estrutura regimental e o quadro de cargos da ANPD, ainda sem a nomeação de seus integrantes.

A decisão do Senado foi muito comemorada por membros da sociedade civil, da academia e do próprio parlamento, que temiam por novos adiamentos da vigência da LGPD após a Câmara ter decidido adiá-la para dezembro deste ano. E foi criticada por advogados e entidades empresariais preocupados com a insegurança jurídica que a falta de uma ANPD atuante pode trazer para a aplicação da lei. Teme-se a excessiva judicialização da proteção de dados e a criação de uma jurisprudência que pressione a ANPD na hora de interpretar e regulamentar a lei.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica influencia fraudes e golpes

Segurança

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica influencia frau...

Foi-se a época em que a ortografia e a gramática inadequadas eram indicadores de um possível golpe. Frente a isso, há uma necessidade urgente de soluções inovadoras

Por Cassiano Cavalcanti *
SXSW 2024: inteligência artificial, identidade digital e a retomada do controle dos nossos dados

Privacidade

SXSW 2024: inteligência artificial, identidade digital e a retomada d...

Por que a utilização de mecanismos que nos ajudem a detectar onde, quando e como nossas informações é cada vez mais necessária?

Por Yasodara Cordova *
Riscos à privacidade aumentam

Privacidade

Riscos à privacidade aumentam

Novo estudo da IAPP explora os principais riscos de privacidade que as organizações enfrentam, e identifica medidas proativas para mitigá-los

Não adianta trancar a porta e deixar a janela aberta

Segurança

Não adianta trancar a porta e deixar a janela aberta

Vulnerabilidades conhecidas desempenharam um papel importante nos ataques de 2022

Redes blockchain são seguras?

Segurança

Redes blockchain são seguras?

A tecnologia blockchain foi construída em torno das ideias de consenso, descentralização e criptografia de modo a garantir confiança nas transações. Mas esta é uma cláusula pétrea? Sem ameaças, riscos ou imperfeições?

Cresce a

Segurança

Cresce a "tecnologia hostil" em 2023

A natureza das ameaças cibernéticas está mudando e os métodos tradicionais para prevenir ataques estão falhando rotineiramente. As empresas vão precisar ampliar seu escopo de segurança para proteger os consumidores e minimizar o pote...