As empresas de BioTech já estão profundamente familiarizadas com a IA. Mas o que as tecnologias nos permitem fazer nesse campo está mudando rapidamente, afirmam os analistas da NFX. Prova disso são as três ondas que já assistimos e que começam a se encaixar para criar a próxima onda massiva de startups de BioTech:
A combinação desses fatores abriu caminho para a capacidade de gerar coisas novas. Temos modelos que “entendem” o cerne da proteinidade, desde a linguagem biológica que os compõe, até as estruturas que facilitam a função. E estamos desenvolvendo as ferramentas para projetá-los do zero.
A empresa do portfólio da NFX, Zip Therapeutics, desenvolveu um mecanismo de Machine Learning que pode pegar uma grande sequência de aminoácidos de proteína, entender as partes mais valiosas para a função e condensar essa proteína em uma forma menor, mas totalmente funcional. O resultado: uma nova proteína que nunca existiu antes na natureza, mas ainda eficaz e pequena o suficiente para caber em um vetor de adenovírus (resolvendo um gargalo de entrega para certas doenças monogênicas).
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Agentes autônomos desafiam o manual do SaaS e expõem a batalha entre ROI, narrativas de valor e dumping algorítmico.
De IA a inclusão financeira, a região prepara salto de eficiência — com o Brasil na linha de frente
Apesar da popularização das ferramentas de IA, ainda falta clareza, políticas e treinamento. O uso incorreto expõe empresas a riscos e desperdícios de potencial.
Apesar da adoção de IA, pilotos no setor ainda focam em tarefas simples, longe de impactar modelos operacionais
Enquanto EUA e China aceleram, o Brasil patina: apenas 8 patentes de IA concedidas em cinco anos
Como contestamos algo que nunca autorizamos — mas que soa exatamente como cada um de nós? Até onde vai nossa autonomia, quando nossa “alma digital” continua agindo mesmo offline?
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
