A Inteligência Artificial já é transformadora. Na Ciência. Na Medicina. Nas indústrias Farmacêuticas, de Cosméticos, de Alimentos e por aí vai… Prova disso os prêmios Nobel de Física e Química concedidos nesta semana.
Parece que a Fundação Nobel está ansiosa para marcar os avanços da IA — e a noção de que os principais problemas científicos podem ser resolvidos computacionalmente. Ainda que os grandes benefícios dos trabalhos premiados estejam por vir — os benefícios imediatos são mais para a reputação de empresas como o Google (primeira a ter funcionários agraciados com o prêmio) e de cientistas da computação como Hinton (um ex-Googler) e Hopfield. Cientistas da computação raramente ganham Prêmios Nobel, em parte porque não há uma categoria de prêmio que mapeie claramente a Ciência da Computação.
No fundo, as vitórias do Nobel deste ano foram uma demonstração do papel crescente que a IA está desempenhando em áreas muito além do mundo tradicional da indústria de alta tecnologia. Um lembrete também da influência do Vale do Silício em quase todos os cantos da ciência e da economia.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Mesmo com talento e ciência de ponta, a América Latina ainda enfrenta barreiras como pouco investimento e falta de ambição global para escalar suas deep techs. Brasil é destaque, mas falta paciência dos investidores
Agentes autônomos desafiam o manual do SaaS e expõem a batalha entre ROI, narrativas de valor e dumping algorítmico.
De IA a inclusão financeira, a região prepara salto de eficiência — com o Brasil na linha de frente
Apesar da popularização das ferramentas de IA, ainda falta clareza, políticas e treinamento. O uso incorreto expõe empresas a riscos e desperdícios de potencial.
Apesar da adoção de IA, pilotos no setor ainda focam em tarefas simples, longe de impactar modelos operacionais
Enquanto EUA e China aceleram, o Brasil patina: apenas 8 patentes de IA concedidas em cinco anos
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso