s
INOVAÇÃO

Assim será a próxima onda de inovação

De chips verdes e computadores quânticos à privacidade diferencial para modelos de IA, trazidas por jovens abaixo dos 35 anos

Como saber o que vem a seguir, especialmente com um tema tão dinâmico como a tecnologia? Uma maneira é olhar quem são as cabeças capazes de impulsionar a nova onda de inovação. Um exercício que a MIT Technology Review faz todos os anos, ao apontar os 35 inovadores com menos de 35 anos. A lista mais recente foi divulgada esta semana. E, como esperado, traz um traço marcante entre os escolhidos: o trabalho com Inteligência Artificial, seja na robótica, na computação, na biotecnologia, nas tecnologias climáticas, ou na pesquisa de IA propriamente dita.

Representando essa turma, Sharon Li, apontada como a Inovadora do Ano de 2023, se dedica a desenvolver sistemas de IA mais seguros. Professora assistente da Universidade de Wisconsin, Madison, Li é uma das criadoras de um recurso de segurança de IA chamado detecção fora de distribuição (OOD), que ajuda os modelos de IA a determinar quando devem se abster de agir caso se deparem com algo no qual não foram treinados.

Li desenvolveu um dos primeiros algoritmos OOD para redes neurais profundas. Desde então, o Google montou uma equipe dedicada para integrar a detecção de OOD em seus produtos. No ano passado, a análise teórica de Li sobre a detecção de OOD foi escolhida entre mais de 10.000 submissões como um artigo de destaque da NeurIPS, uma das mais prestigiadas conferências de IA.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O mapa das tecnologias para 2026: do Quantum-safe aos tutores infinitos

Inovação

O mapa das tecnologias para 2026: do Quantum-safe aos tutores infinito...

Segurança pós-quântica, IA física, defesa acelerando inovação civil e educação personalizada traçam o roteiro estratégico para quem não pode ignorar 2026

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro híbrido entre humanos e IA

Inteligência Artificial

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro h...

Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação estrutural

Inteligência Artificial

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação es...

Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios

Consumidores querem mobilidade elétrica

Inovação

Consumidores querem mobilidade elétrica

Em meio à queda de braço sobre a eletrificação do planeta, os consumidores aceleram a troca de veículos a combustão por versões movidas a eletricidade. E o Brasil é um dos países que se destaca nas pesquisas globais sobre o tema.

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inovação

Inovação

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inov...

Com o pacto nacional de indicadores, a nova Lei do Bem e a ciência aberta, o país constrói a infraestrutura invisível que transforma dados em decisão.

Inovação agora é gestão de capital

Inovação

Inovação agora é gestão de capital

Estudo mostra que a inovação deixou de ser privilégio de quem tem grana para se tornar disciplina de quem tem clareza. Experimentar custa menos. Escalar custa mais.