s
Crédito: (Matthias Heyde/Unsplash)
INOVAÇÃO

As três prioridades para acelerar a descarbonização das indústrias

Essencial para que as empresas alcancem o net-zero, a tecnologia também é uma forma de aumentar a competitividade das companhias

Por Roland Busch, Fórum Econômico Mundial 24/05/2022

A pandemia nos mostrou que a humanidade pode se adaptar – e rapidamente – com a ajuda da tecnologia. Isso é bom porque temos outro grande desafio em nossas mãos, sobre o qual precisamos agir rápido – as mudanças climáticas. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, estamos ficando sem tempo para limitar o aquecimento global.

Acelerando a descarbonização das indústrias

A indústria é um motor para o crescimento econômico e a prosperidade, gerando cerca de um quarto do PIB global. Mas esse crescimento tem um custo – cerca de 30% das emissões mundiais são causadas pela produção dos bens de que precisamos em nossa vida cotidiana.

Se queremos colocar o mundo em um caminho mais sustentável, precisamos acelerar a transformação de nossa economia. Embora isso possa parecer uma tarefa assustadora, acredito que, se nos concentrarmos em três prioridades – digitalização de indústrias, colaboração mais próxima com parceiros e busca de políticas inteligentes – as indústrias podem acelerar a descarbonização e alcançar um crescimento sustentável.

1. Tecnologias que impulsionam a sustentabilidade também impulsionam a competitividade

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Quer inovar? Olhe para dentro

Inovação

Quer inovar? Olhe para dentro

Ao apostar no empreendedorismo interno, as empresas aproveitam o talento dos colaboradores e aumentam as chances de inovar de forma acelerada.

Cogumelado: funghi-based é outra alternativa para a carne

Startups

Cogumelado: funghi-based é outra alternativa para a carne

Com produtos enlatados, hambúrguer e linguiça de cogumelo, a foodtech Cogumelado quer trazer uma boa experiência para quem busca comer menos carne.

Um planeta sob nova direção

Tendências

Um planeta sob nova direção

Homem e natureza são parte do mesmo sistema interconectado. Se um destrói o outro, sucumbirá em seguida. Com esta certeza, universidades, ONGs e empresas privadas estão se unindo para criar centros de conhecimento de Desenvolvimento Reg...

Um

Tendências

Um "canvas donut" para negócios

Uma economia regenerativa, distributiva e próspera, na qual as necessidades humanas básicas e os recursos do planeta são equilibrados para garantir o bem-estar coletivo e planetário. Parece uma proposta razoável? É a Economia Donut, c...

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Tendências

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Pesquisa realizada pela consultoria de inteligência de negócios global Euromonitor International mapeou as 10 Principais Tendências Globais de Consumo em 100 países

IA e a construção da estratégia

Inteligência Artificial

IA e a construção da estratégia

A IA estratégica é uma ferramenta que pode simplificar a vida dos executivos. Um meio de acelerar o impacto, lidar com disrupções e desbloquear novas oportunidades de mercado. Mas ela deve servir ao negócio e não o contrário.