The Shift

Além do horário: Como as empresas podem mudar a cultura do excesso de trabalho

As empresas geralmente criam a ilusão de que o excesso de trabalho é necessário para avançar projetos e iniciativas que vão levar ao sucesso (Crédito: Freepik)

Daqui até o final do ano temos pouco mais de 70 dias úteis para iniciar e finalizar projetos, medir as entregas, festejar resultados ou destacar as lições aprendidas para acertar a mão no próximo ano. É muita coisa para pouco tempo. Muito provavelmente, uma boa parte dos profissionais vai se encontrar em um momento ou outro, trabalhando mais horas. Mas e quando é "normal" trabalhar muito mais na empresa? Aí temos um problema.

A cultura do excesso de trabalho – que profissionais conhecem como "trabalhar a mais", "trabalhar além" ou "aqui a gente dá o sangue" – sempre acompanhou alguns setores e organizações, em particular. A narrativa padrão de que empregos de alto nível exigem longas horas alimenta esse ciclo prejudicial à saúde. Em alguns setores, como o financeiro ou o de tecnologia, o sucesso está intimamente ligado a longas jornadas de trabalho. As startups se estabeleceram como ambientes abertos e criativos, em que fundadores e colaboradores compartilham a missão de "fazer a ideia decolar", o que acontece muitas vezes às custas de horas e horas trabalhadas. Em setores como o de saúde, a própria natureza exigente do trabalho exacerba o problema do excesso de trabalho.

“A cultura do excesso de trabalho cria uma situação em que as pessoas têm de escolher diariamente entre o trabalho e a vida pessoal”, diz Robin J. Ely, professora de Administração de Negócios na Harvard Business School. Neste vídeo, ela lamenta o que chama de "vício no trabalho", que nada tem a ver com a manutenção da competitividade e muito menos com a postura de alguns lugares em que é comum ouvir "Se você quiser ter sucesso aqui, precisa estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana".

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.