A Agentic AI transformará os modelos de precificação de software, provoca Aaron Levie, CEO e cofundador da Box. Cobrar por assento pode deixar de fazer sentido quando um agente de IA fizer o trabalho de um departamento inteiro. Preços baseados no consumo (típico da infraestrutura de nuvem, onde mais computação ou largura de banda significava uma conta maior) talvez também não seja viável. Então, como determinar o preço dos agentes de IA?
A resposta mais comum é por resultado – se não houver impactos tangíveis (uma conversa de suporte resolvida, um cancelamento salvo, um upsell, um cross-sell, e assim por diante), não há cobrança.
Por exemplo, clientes da Zendesk pagam apenas por resoluções bem-sucedidas de consultas de IA. O modelo por resultados também é o adotado pela Sierra. Parece bom, mas desafiador. Embora quase todo mundo goste da ideia de cobrança por resultados, muitas empresas já se preocupam com o significado prático para os negócios. Ninguém quer encarar uma fatura enorme, navegar por um conjunto inescrutável de critérios para confirmar um resultado, pagar por escalonamentos ou ficar limitado a um único modelo de precificação, baseado no valor entregue pelo agente para o negócio.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
A promessa é aumentar transparência, explicabilidade e eficiência, reduzir custos e criar fluxos inteligentes em escala.
Relatório da McKinsey mostra como IA Analítica, Generativa e Agêntica podem transformar o combate a crimes financeiros, elevando eficiência e produtividade
A entrada da Inteligência Artificial Agêntica no e-commerce transforma a jornada de compra, redefine a competição entre marketplaces e inaugura a verdadeira personalização
Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.
Mais seguro, mais barato e com novos truques agênticos, modelo continua longe da AGI e leva OpenAI a enfrentar críticas no lançamento.
Enquanto a IA avança, a amnésia digital dos modelos permanece um gargalo. Mas soluções já estão surgindo — de cofres pessoais de memória a plugins especializados.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso