s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Adoção de IA Generativa cresce e começa a gerar valor

A GenAI chegou de rolo compressor para mexer nos negócios. Mas ela é tão útil assim? Só experimentando para saber, como mostramos a seguir.

Definitivamente, há uma discrepância entre a visão interna das empresas de IA e do Vale do Silício de que a IA Generativa é tudo, e a visão externa, das empresas usuárias, de que é uma tecnologia muito importante, mas ainda não necessariamente muito útil fora de um conjunto bastante restrito de usos.  Ainda é necessário muito mais trabalho para chegar aos produtos. O que significa que o momento é de experimentar, como aponta a mais recente pesquisa global da McKinsey sobre IA.

Mais da metade dos entrevistados (65%) relatam que suas organizações estão usando IA Generativa (GenAI) regularmente, quase o dobro da porcentagem da pesquisa anterior, realizada há apenas dez meses. Metade dos entrevistados afirmaram que as suas companhias adotaram a IA em duas ou mais funções empresariais e 67% esperam que o investimento em IA aumente nos próximos três anos. Nos últimos seis anos, a adoção da IA pelas organizações oscilou em cerca de 50%. Este ano (2024), a pesquisa constata que a adoção saltou para 72%.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

IA no trabalho: alta expectativa, baixa confiança — e acesso desigual

Inteligência Artificial

IA no trabalho: alta expectativa, baixa confiança — e acesso desigu...

Trabalhadores esperam que a IA traga eficiência, mas não confiam em seu julgamento. E o acesso desigual à tecnologia e ao treinamento amplia a exclusão

A Ambient AI  já está entre nós

Inteligência Artificial

A Ambient AI já está entre nós

Prospera em segundo plano, eliminando o atrito de tarefas diárias, fornecendo insights, corrigindo o curso e operando sistemas sem que precisemos pensar nisso.

Quem sobe, quem sai: a IA já assume decisões de gestão de pessoas

Inteligência Artificial

Quem sobe, quem sai: a IA já assume decisões de gestão de pessoas

Estudo revela que 6 em cada 10 líderes usam IA para decisões críticas em RH — muitos sem preparo ou supervisão humana

Agentes de IA viram motor estratégico e reescrevem o manual das empresas

Inteligência Artificial

Agentes de IA viram motor estratégico e reescrevem o manual das empre...

Os agentes de IA saem da fase experimental e assumem o papel de motor estratégico das empresas, exigindo novas métricas, requalificação e foco em inclusão digital

Chain of Thought é bom. Chain of Debate é muito melhor

Inteligência Artificial

Chain of Thought é bom. Chain of Debate é muito melhor

E se sua IA argumentasse, duvidasse e mudasse de ideia a partir da troca de ideias e do feedback de outras IAs? Todas debatendo, depurando, deliberando. É a proposta da Microsoft.

IA avança fora das empresas, mas trava dentro dos escritórios

Inteligência Artificial

IA avança fora das empresas, mas trava dentro dos escritórios

Apesar do uso pessoal elevado, o uso de IA dentro das empresas estagnou em 51%. Estudo global do BCG mostra que treinamento, ferramentas e apoio da liderança são cruciais para capturar valor e reduzir o medo da substituição por máquina...