s
Unsplash/Anna Earl

INOVAÇÃO

Abes SW Conference dia 3: as pessoas são a chave da transformação digital

Grande parte dos profissionais brasileiros ainda precisam desenvolver as habilidades necessárias na nova economia, mas é possível solucionar esse problema com parcerias e um foco na rede pública de ensino.

O Brasil tem que enfrentar um grande desafio para não ficar para trás na nova economia: formar profissionais de tecnologia. Já existe um gap entre a demanda do mercado de trabalho e a quantidade de pessoas qualificadas para ocupar as vagas. O trabalho é grande, mas tem uma solução, que necessariamente passa por parcerias entre os setores - empresas, governo e instituições de ensino - e melhorias na educação pública. Com o tema “fator humano”, o terceiro e último dia da Abes Software Conference 2021: Ondas Exponenciais, Resiliência Digital, organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), com curadoria da The Shift, demonstrou que a transformação digital depende de pessoas. A gravação do último dia do evento está disponível no canal da Abes no YouTube.

As empresas que querem inovar precisam se preocupar com seus colaboradores. De acordo com uma pesquisa realizada pela ADP SYSTEMS, citada pela keynote do dia e VP de RH da empresa, Mariane Guerra, a confiança é essencial para a adoção e adaptação às novas tecnologias, a tal Tech Intensity. O estudo também aponta que os funcionários engajados superam em 4% seus objetivos.

Ter funcionários engajados e resilientes é essencial para uma empresa inovar. Mas como fazer isso? Com consistência, transparência e diversidade. “Cada vez mais o mundo está mais rápido e as mudanças vêm em velocidade maior. Isso exige mais resiliência. A gente tem que estar preparado. As empresas que entraram na pandemia com um engajamento alto reagiram mais rápido para se adaptarem às mudanças. Se uma pessoa não tem uma boa experiência como colaborador, jamais vai dar uma boa experiência para o cliente”, afirma Guerra.

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine

Abes SW Conference dia 1: sem inovação não há resiliência

The Shift

Abes SW Conference dia 1: sem inovação não há resiliência

No evento gratuito, os convidados também apontaram que saber trabalhar com parceiros, como as startups, é um ponto chave para criar uma empresa mais inovadora

Por Marina Hortélio
Abes SW Conference dia 2: é preciso criar regulamentações favoráveis aos negócios

Diversidade

Abes SW Conference dia 2: é preciso criar regulamentações favoráve...

Legislação brasileira ainda precisa evoluir para apoiar a inovação, novos projetos como a reforma tributária podem trazer malefícios para as empresas de tecnologia

Por Marina Hortélio