Alona Fyshe, professora assistente dos departamentos de Ciência da Computação e Psicologia da Universidade de Alberta, na Austrália, tem se dedicado a estudar os paralelos entre cérebros humanos e as redes neurais artificiais, sobre como aprendem e representam informações. Sua pesquisa se inspira no que sabemos sobre o cérebro para melhorar os modelos de linguagem, tornando-os mais eficientes e eficazes.
Ultimamente, ela usa o ChatGPT com seus alunos, por considerar notável o grande salto dado pela OpenAI em relação a tudo o que vimos anteriormente. “Deram uma noção da classificação entre as coisas que podem ser ditas após uma pergunta. O que é parte do motivo pelo qual é tão bem-sucedido”, explica.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
A entrada da Inteligência Artificial Agêntica no e-commerce transforma a jornada de compra, redefine a competição entre marketplaces e inaugura a verdadeira personalização
Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.
Mais seguro, mais barato e com novos truques agênticos, modelo continua longe da AGI e leva OpenAI a enfrentar críticas no lançamento.
Enquanto a IA avança, a amnésia digital dos modelos permanece um gargalo. Mas soluções já estão surgindo — de cofres pessoais de memória a plugins especializados.
Deepfakes e phishing por IA estão entre os principais vetores. Violação com IA encurta tempo e amplia escala de ataque
Relatório da IBM mostra que o custo médio é de R$ 7,19 milhões por violação. Mais de 60% das empresas não têm política de uso e uma em cada 6 violações usam IA para atacar organizações
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso