s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Inteligência Artificial é um ponto de inflexão

Um caminho sem volta. Portanto, chegou a hora de reavaliar como a IA é ensinada em todos os níveis, porque os profissionais que vão lidar com ela terão que entender de filosofia, ética e até direito

A IA Generativa fez com que o público acordasse para a tecnologia de IA. As empresas perceberam ela pode gerar lucro e começaram a implementá-la em muitos produtos e serviços. “Isso fez com que a IA passasse a impactar o nosso mundo de uma forma profunda”, diz Fe-Fei Li, codiretora do Human-Centered AI Institute de Stanford, em entrevista à MIT Technology Review.

Na sua opinião, a IA é uma tecnologia muito, muito poderosa, assim como os pontos de inflexão que a humanidade experimentou na história da nossa civilização, seja o fogo, a eletricidade ou a internet.

No entanto, Li discorda da ideia de que a IA pode destruir o mundo, um dia. Principalmente se tomarmos os devidos cuidados. “Não sei onde chegaremos coletivamente”, diz ela, “mas acho que é muito importante concentrar nossa energia na IA centrada no ser humano”, costuma dizer.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Agentes de IA viram motor estratégico e reescrevem o manual das empresas

Inteligência Artificial

Agentes de IA viram motor estratégico e reescrevem o manual das empre...

Os agentes de IA saem da fase experimental e assumem o papel de motor estratégico das empresas, exigindo novas métricas, requalificação e foco em inclusão digital

Chain of Thought é bom. Chain of Debate é muito melhor

Inteligência Artificial

Chain of Thought é bom. Chain of Debate é muito melhor

E se sua IA argumentasse, duvidasse e mudasse de ideia a partir da troca de ideias e do feedback de outras IAs? Todas debatendo, depurando, deliberando. É a proposta da Microsoft.

IA avança fora das empresas, mas trava dentro dos escritórios

Inteligência Artificial

IA avança fora das empresas, mas trava dentro dos escritórios

Apesar do uso pessoal elevado, o uso de IA dentro das empresas estagnou em 51%. Estudo global do BCG mostra que treinamento, ferramentas e apoio da liderança são cruciais para capturar valor e reduzir o medo da substituição por máquina...

Por dentro da transformação AI-First na Evertec + Sinqia

Inteligência Artificial

Por dentro da transformação AI-First na Evertec + Sinqia

Se você está tentando descobrir como tornar a IA uma parte essencial do DNA da sua empresa, em vez de apenas mais uma iniciativa tecnológica, esta conversa oferece um modelo viável.

Na berlinda, o rumo à superinteligência

Inteligência Artificial

Na berlinda, o rumo à superinteligência

A Apple diz que os LLMs não conseguem realmente raciocinar, enquanto Sam Altman declara que a "singularidade suave" será inevitável até 2030. Quem tem razão?

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para direcionar”

Inteligência Artificial

“Quem lidera precisa entender IA – não para codificar, mas para d...

Em entrevista à The Shift, Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil, defende que a IA não é só uma tecnologia, mas uma transformação estrutural que exige experimentação, letramento no topo e uma nova forma de liderar