s
Crédito Canva
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A IA está sendo usada adequadamente nos negócios?

A maioria das empresas do relatório Most Innovative Companies 2023 implementou algum tipo de uso da IA, mas só 45% conseguiram impactos mensuráveis nos negócios

Deixar de dominar a IA pode ser fatal, principalmente para as estratégias de inovação, afirma o relatório "Most Innovative Companies de 2023", do BCG, divulgado ontem. Há todo um capítulo dedicado à Inteligência Artificial como tecnologia chave para as empresas líderes em inovação. E a questão já não é mais se a IA pode ter impacto, mas o quanto as empresas a estão usando adequadamente, para casos de uso com potencial para gerar valor comercial real.

Especialmente agora que, no entender dos analistas da consultoria, entramos em um novo mundo no qual as possibilidades de como os usuários se envolvem e experimentam a IA estão expandindo rapidamente. Enquanto a “antiga” IA dependia fortemente de bancos de dados e modelos de aprendizado supervisionados, a “nova” IA é mais acessível e oferece o potencial de revelar insights mais amplos.

A maioria das empresas mais inovadoras (61%) investiu em IA. Na verdade, a IA está atraindo investimentos de mais empresas do que qualquer outra tecnologia. Mas embora a maioria das empresas tenha implementado e tecnologia em um ou mais casos de uso (83%), poucas (45%) conseguiram traduzir esse uso em impacto para os negócios.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

A IA produtiva precisa ser confiável

Inteligência Artificial

A IA produtiva precisa ser confiável

Durante o evento SAS Innovate 2024, a fornecedora mostrou soluções para auxiliar clientes a aproveitar os benefícios da tecnologia com segurança.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

O relatório publicado pelo HAI mostrou o amento significativo de foundation models. Apesar disso existe o desafio devido 72% desses lançamentos pertencem à indústria privada.

A desilusão da IA Generativa

Inteligência Artificial

A desilusão da IA Generativa

Muitos heavy users exigirão além do que a tecnologia pode entregar, e as próprias corporações, sem políticas de inovação nem dados estruturados, deixarão de aproveitar a promessa de eficiência

Por Yuri Gitahy *
Poderes e limitações dos robôs

Inteligência Artificial

Poderes e limitações dos robôs

Daniela Rus, roboticista e diretora do MIT CSAIL em parceria com Gregory Mone mostram como a robótica pode auxiliar a humanidade no futuro em um novo livro.

E a IA dominou a pista

Inteligência Artificial

E a IA dominou a pista

O relatório anual Enterprise Tech 30, que publica a lista das startups de tecnologia corporativa mais promissoras, na visão dos grandes VCs, mostra startups de IA ocupando espaços do SaaS.

Bolha de IA Generativa? Talvez não...

Inteligência Artificial

Bolha de IA Generativa? Talvez não...

"Momento desânimo" na comunidade de IA. A constatação de que os bilhões de dólares investidos não vão retornar tão rápido, faz nascer a ideia de uma bolha de IA Generativa. Mas...