s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A experiência da Nestlé com o ChatGPT

Leite condensado e inovação: envolver diferentes equipes em torno de uma experimentação de tecnologia é difícil, mas compensador

Por Silvia Bassi 21/05/2023

Esta semana, a Nestlé mostrou para um grupo de jornalistas (incluindo a The Shift) a sua experiência de fazer o ChatGPT personificar a famosa Moça, o avatar do Leite Moça. O projeto inédito na empresa, globalmente, começou com uma provocação de Denis Chamas, gerente sênior de inovação e novos negócios da Nestlé, e terminou juntando várias áreas da companhia: Business Transformation, a unidade de negócios do produto Moça, e a Receitas Nestlé (onde fica a Cozinha Experimental).

Um prompt de persona foi criado para fazer o ChatGPT incorporar o tom de voz da Moça. A partir daí, as conversas sobre receitas e culinária, conduzidas pelo gerente de conteúdo e culinarista de Receitas Nestlé, Lucas Fabozzi, criaram prompts para tirar da IA Generativa dez receitas inéditas testadas pela cozinha experimental e transformadas no livro As Doçuras da Moça.

Foi usada a versão gratuita do ChatGPT e a voz da Moça não está disponível fora da Nestlé (só as receitas do livro). Na coletiva, deu para testar a conversa. Pedimos uma receita nova, e ela veio (brigadeiro de cupuaçu). Experimentamos algumas das receitas e eram de fato ótimas (destaque pessoal para o pudim de Leite Moça com queijo coalho).

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

É hora de usar KPIs inteligentes 

Inteligência Artificial

É hora de usar KPIs inteligentes 

O que os KPIs têm a ganhar com a IA? Muito, segundo mais dados do estudo do BCG e da MIT Sloan Review. A começar pelo fato de que passam a olhar para frente, em vez de medir o passado.

A corrida da IA no text-to-video

Inteligência Artificial

A corrida da IA no text-to-video

Nas últimas semanas, OpenAI e o Google revelaram novos modelos e recursos impressionantes, a um ritmo alucinante, cada um deles ampliando os limites do que a IA pode fazer.

Jovens Z encaram a IA sem medo de ser felizes

Inteligência Artificial

Jovens Z encaram a IA sem medo de ser felizes

Os zoomers enxergam a Inteligência Artificial como uma "segunda natureza" e o domínio das ferramentas disponíveis como uma vantagem profissional.

Desafios da união entre IA e Blockchain

Inteligência Artificial

Desafios da união entre IA e Blockchain

Tema de conversas e polêmicas constantes entre especialistas, vem sendo acalentado por gente de peso no ecossistema cripto, como Vitalik Buterin. Há riscos. E não são poucos.

IA tem tudo a ver com pessoas

Inteligência Artificial

IA tem tudo a ver com pessoas

Apesar do hype da IA Generativa é preciso considerar como a tecnologia pode ser utilizada de forma eficiente, valorizando a força de trabalho, revela estudo recente do IBM IBV.

2024 fora da caixa

Inteligência Artificial

2024 fora da caixa

Namoradas de IA. LLMs de bolso. Operações sustentáveis ​​de IA. Agentes autônomos. IA multimodal. Tudo isso e mais um pouco aparece nas previsões da CB Insights