s
O bem-estar se tornou virtual e alcança milhões de pessoas através de plataformas e vídeos Crédito: Shutterstock
INOVAÇÃO

5 tendências que os unicórnios mudaram para sempre

Dos veículos elétricos à plataformização de serviços e ao welness virtual, os unicórnios mudaram negócios e todo mundo tem que correr para acompanhar

Por Silvia Bassi 20/01/2022

Entre 2016 e meados de 2021, o número de unicórnios globais saltou de 161 para 743. No início de 2022, passaram de 900: segundo o CB Insights são 977, mais precisamente. Mas e daí? Como a definição de unicórnio inclui ser uma empresa privada, que atingiu US$ 1 bilhão ou mais de valor de mercado por atrair um fluxo tsunâmico de dinheiro do capital de risco para crescer, a dúvida sobre seu impacto duradouro no mundo aparece. Afinal, já vimos muitos unicórnios encolherem a ponto de se parecerem com cavalinhos de brinquedo.

Um novo estudo da PwC chamado "Living in a World of Unicorns", que foi elaborado entre 2020 e junho de 2021, lança uma luz interessante no impacto transformacional dos unicórnios, identificando 5 tendências que por causa deles mudam os negócios para sempre, exigindo das empresas incumbentes que se mexam, e rápido, se quiserem galopar para o futuro ao lado deles, ou com eles.

"Apesar do grande número de IPOs de unicórnios em 2021, estamos apenas começando. E, independentemente do futuro de curto prazo do mercado de IPOs, os unicórnios têm centenas de milhões de dólares para inovar", aponta o relatório. "Essa não é uma tecnologia típica que leva 20 anos para escalar. Muitas das inovações dos unicórnios estarão totalmente realizadas entre três e cinco anos", avisa a PwC.

As cinco tendências

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Com tanta urgência no mundo, será que dá para falar em desacelerar? 

Tendências

Com tanta urgência no mundo, será que dá para falar em desacelerar?...

É importante pensar no assunto, porque esse é o grande desejo dos consumidores segundo a 10⁠ª edição do The Future 100, realizado pelo grupo de publicidade VML

Inovações e patentes sustentáveis

Inovação

Inovações e patentes sustentáveis

Quase uma em cada três invenções está relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aponta estudo da OMPI, às vésperas do Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

O poder dos superfãs

Tendências

O poder dos superfãs

Uma legião de superfãs, e o apreço das novas gerações pela IA Generativa, sinalizam novas oportunidades de receita para as empresas de Mídia e Entretenimento Digital, diz a Deloitte.

Falta imaginação às empresas

Inovação

Falta imaginação às empresas

Pesquisa recente revela que as empresas perderam a capacidade de imaginar o seu futuro, refletindo falta de curiosidade e criatividade, essenciais para a inovação.

Aproveite a era das mudanças quânticas

Tendências

Aproveite a era das mudanças quânticas

Mudanças quânticas trazem grandes oportunidades, mas é fundamental entender completamente o cenário para não errar a mão. Um novo relatório tem uma lista de 50 delas.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.