s
O bem-estar se tornou virtual e alcança milhões de pessoas através de plataformas e vídeos Crédito: Shutterstock
INOVAÇÃO

5 tendências que os unicórnios mudaram para sempre

Dos veículos elétricos à plataformização de serviços e ao welness virtual, os unicórnios mudaram negócios e todo mundo tem que correr para acompanhar

Por Silvia Bassi 20/01/2022

Entre 2016 e meados de 2021, o número de unicórnios globais saltou de 161 para 743. No início de 2022, passaram de 900: segundo o CB Insights são 977, mais precisamente. Mas e daí? Como a definição de unicórnio inclui ser uma empresa privada, que atingiu US$ 1 bilhão ou mais de valor de mercado por atrair um fluxo tsunâmico de dinheiro do capital de risco para crescer, a dúvida sobre seu impacto duradouro no mundo aparece. Afinal, já vimos muitos unicórnios encolherem a ponto de se parecerem com cavalinhos de brinquedo.

Um novo estudo da PwC chamado "Living in a World of Unicorns", que foi elaborado entre 2020 e junho de 2021, lança uma luz interessante no impacto transformacional dos unicórnios, identificando 5 tendências que por causa deles mudam os negócios para sempre, exigindo das empresas incumbentes que se mexam, e rápido, se quiserem galopar para o futuro ao lado deles, ou com eles.

"Apesar do grande número de IPOs de unicórnios em 2021, estamos apenas começando. E, independentemente do futuro de curto prazo do mercado de IPOs, os unicórnios têm centenas de milhões de dólares para inovar", aponta o relatório. "Essa não é uma tecnologia típica que leva 20 anos para escalar. Muitas das inovações dos unicórnios estarão totalmente realizadas entre três e cinco anos", avisa a PwC.

As cinco tendências

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Quer inovar? Olhe para dentro

Inovação

Quer inovar? Olhe para dentro

Ao apostar no empreendedorismo interno, as empresas aproveitam o talento dos colaboradores e aumentam as chances de inovar de forma acelerada.

Um planeta sob nova direção

Tendências

Um planeta sob nova direção

Homem e natureza são parte do mesmo sistema interconectado. Se um destrói o outro, sucumbirá em seguida. Com esta certeza, universidades, ONGs e empresas privadas estão se unindo para criar centros de conhecimento de Desenvolvimento Reg...

Um

Tendências

Um "canvas donut" para negócios

Uma economia regenerativa, distributiva e próspera, na qual as necessidades humanas básicas e os recursos do planeta são equilibrados para garantir o bem-estar coletivo e planetário. Parece uma proposta razoável? É a Economia Donut, c...

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Tendências

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Pesquisa realizada pela consultoria de inteligência de negócios global Euromonitor International mapeou as 10 Principais Tendências Globais de Consumo em 100 países

IA e a construção da estratégia

Inteligência Artificial

IA e a construção da estratégia

A IA estratégica é uma ferramenta que pode simplificar a vida dos executivos. Um meio de acelerar o impacto, lidar com disrupções e desbloquear novas oportunidades de mercado. Mas ela deve servir ao negócio e não o contrário.

A erupção dos

Tendências

A erupção dos "colarinhos verdes"

As empresas que, no ano passado, sofreram uma fuga de talentos poderão ter dificuldades se quiserem contratar uma nova leva de profissionais. É que os green jobs estão absorvendo esta mão-de-obra, ao mesmo tempo em que a qualifica.