s
Episódio White Christmas, da série Black Mirror (Netflix), com o ator Jon Hamm Imagem - divulgação Netflix
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

40 livros, filmes, séries e documentários sobre algoritmos

Quando a realidade começa a ficar mais assustadora que a ficção científica, é hora de parar e refletir. Que tal um binge literário e audiovisual para entender e pensar mais sobre riscos e oportunidades da IA e do algoritmo?

Houve um tempo em que mundos distópicos eram só possíveis em livros e filmes de ficção científica. No entanto, no mundo real de 2021, a inteligência artificial e o poder dos algoritmos podem fazer a ficção virar realidade. Portanto, voltar aos livros e filmes para refletir sobre o que podemos fazer para evitar a distopia é um bom exercício para antecipar e evitar futuros não desejáveis.

É preciso encarar a realidade de que o algoritmo possui viés, é controlado por grandes empresas e cria uma rede invisível de vigilância com a coleta ininterrupta de dados pessoais. Compreender a relação que está sendo construída entre os humanos e a inteligência artificial é urgente e, talvez, a única forma de mitigar os usos incorretos da tecnologia.

A verdade é que não sabemos direito ainda se vamos chegar ao mundo do “Eu, Robô”, em que as máquinas se voltam ativamente contra os humanos, nem temos garantia de que o uso da inteligência artificial poderá reduzir a desigualdade e melhorar as condições de emprego, como propõe Kai-Fu Lee. Mas é certo que é preciso achar um caminho para garantir o uso positivo e ético da IA. Para dar contexto e inspirar essa reflexão, a The Shift separou 40 livros, filmes, séries, documentários e palestras do TED Talks.

LIVROS

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis e tenha acesso a 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

IA Responsável: um caminho a percorrer

Inteligência Artificial

IA Responsável: um caminho a percorrer

Novas pesquisas mostram que, embora os líderes concordem que a IA responsável deve ser uma preocupação da alta administração, poucos priorizaram essas iniciativas. Por onde começar?

Nem sempre a IA funciona. Por que?

Inteligência Artificial

Nem sempre a IA funciona. Por que?

É possível resumir o que a inteligência de máquina faz muito bem com três Ps: padrões, probabilidades e performance. O problema é a falta de compreensão das características básicas do problema de negócios.

Qual o futuro dos chatbots de IA?

Inteligência Artificial

Qual o futuro dos chatbots de IA?

E por que aqueles alimentados por grandes modelos de linguagem, apesar de mais capazes, ainda levarão algum tempo para chegar aos aplicativos comerciais?

CyberOne, o robô afetivo

Inteligência Artificial

CyberOne, o robô afetivo

Novo humanoide da Xiaomi reconhece mais emoções humanas. De acordo com a empresa, o CyberOne é capaz de saber, por exemplo, se uma pessoa está triste ou feliz e até consolá-la. Com isso, a Computação Afetiva atiçou a curiosidade...

Por Equipe THE SHIFT
Lideranças de dados e análises devem explorar mais a Causal AI

Inteligência Artificial

Lideranças de dados e análises devem explorar mais a Causal AI

O que significa ir além de previsões baseadas em correlação e investir nas prescrições baseadas em causalidade para melhorar a tomada de decisão

Open Finance vai mais longe com dados enriquecidos

Inteligência Artificial

Open Finance vai mais longe com dados enriquecidos

Ao economizarem tempo no consumo de insights, em vez de dados brutos, as instituições financeiras construirão melhores serviços, explica Albert Morales, diretor-geral da Belvo