s
Unsplash/ Science in HD
INOVAÇÃO

Energia limpa: 4 estratégias para combater a mudança climática

Pesquisadores apontam alguns passos para tornar reais as metas de sustentabilidade

Por Morgan Bazilian e Dolf Gielen, The Conversation 21/09/2021

Dois eventos globais importantes estão chegando e devem nos aajudar a enfrentar o que as Nações Unidas chamam de “desafio duplo” - lutar contra a mudança climática e garantir que os países mais pobres possam se desenvolver de forma sustentável. A energia é um tema central em ambos.

Pela primeira vez, em 40 anos, a Assembleia Geral da ONU está convocando uma cúpula global de líderes mundiais focada exclusivamente em energia. Se tudo correr como planejado, eles considerarão um roteiro que inclui  triplicar o investimento em energia renovável e tornar a energia moderna e limpa acessível a todos, em todos os lugares, ainda nesta década.

O segundo evento é a conferência climática da ONU, em novembro, onde negociadores representando nações ao redor do mundo serão solicitados a intensificar os esforços de seus países para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Texto para vídeo, a próxima fronteira

Inteligência Artificial

Texto para vídeo, a próxima fronteira

Ainda nem nos recuperamos do espanto dos sistemas de IA generativa que produzem imagens a partir de textos e já ingressamos na próxima fronteira: a criação de vídeos a partir de textos

Com Oxygea, a Braskem mira no futuro

Inovação

Com Oxygea, a Braskem mira no futuro

O hub foi criado como uma empresa apartada da Braskem, mas apoia o desenvolvimento de startups capazes de solucionar os desafios ambientais da incumbente.

O futuro através da cidadania climática

Entrevista

O futuro através da cidadania climática

Paulo Moutinho, cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - organização não governamental com 30 anos de atividade na Amazônia e no Cerrado - defende que o protagonismo do Brasil na solução climática mundial ocorra a...

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

Inovação

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

O ex-CTO da NASA e CEO da Space Tech Astra, Chris Kemp, acredita que é necessário criar uma economia espacial aberta, na qual colaborações inventivas a tornem livre e competitiva.

Por Linda Lacina | Fórum Econômico Mundial
Energia perdida no ar para a Indústria 4.0

Internet das Coisas

Energia perdida no ar para a Indústria 4.0

Deep tech brasileira criou um método para reciclar ondas eletromagnéticas dispersas no ar como fonte de energia para dispositivos IoT. A solução se encaixa na crescente digitalização da Economia.

Um termômetro para as Eleições 2022

Inovação

Um termômetro para as Eleições 2022

Google Trends produz relatório e cria sala digital com insights em tempo real sobre os candidatos e as manifestações de interesse dos espectadores